Goiás é o terceiro estado mais violento durante ações policiais no Brasil; veja o ranking

Goiás é o terceiro Estado com mais mortes decorrentes de intervenções policiais civis, federais ou militares no Brasil

Postado em: 29-06-2022 às 10h49
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiás é o terceiro estado mais violento durante ações policiais no Brasil; veja o ranking
Goiás é o terceiro Estado com mais mortes decorrentes de intervenções policiais civis, federais ou militares no Brasil | Foto: Reprodução

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública que foi divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública na última terça-feira (28), aponta que Goiás é o terceiro Estado com mais mortes decorrentes de intervenções policiais civis, federais ou militares no Brasil. Foram 8 pessoas a cada grupo de 100 mil habitantes.

No top três das cidades mais violentas esta o Amapá em primeiro lugar, com 17,1 de mortes por ações policiais civis e militares; em seguida o Sergipe, com 9. A média do Brasil foi de 2,9, primeiro recuo desde 2013, quando inicia a série. Ainda assim, foram 6.145 mil pessoas foram mortas nestas circunstâncias, no País, uma queda de 4,2%.

Já a unidade federativa com menos morte por ações policiais é o Distrito Federal, com 0,3 por grupo de 100 mil habitantes. Minas Gerais vem em seguida, com 0,5; e depois Rondônia, 0,6.

Continua após a publicidade

Além de Goiás, veja quais cidades mais violentas no Brasil

O Anuário também apontou 30 cidades mais violentas do Brasil entre 2019 e 2021. 13 delas são parte da Amazônia Legal. Na região, a taxa de violência letal foi 38% superior à média nacional (no Brasil, essa foi de 22,3 mortes violentas intencionais a cada 100 mil habitantes; na Amazônia Legal, 30,9).

Segundo levantamento, a cidade mais violenta do País foi São João do Jaguaribe (CE). Em seguida aparecem: Jacareacanga (PA), Aurelino Leal (BA), Santa Luzia D’Oeste (RO), São Felipe D’Oeste (RO) e Floresta do Araguaia (PA).

Veja Também