Iniciação esportiva tira crianças das ruas

Atividades são praticadas em várias praças espalhadas pela cidade. Maior procura é por futebol, vôlei e lutas

Postado em: 09-12-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Iniciação esportiva tira crianças das ruas
Atividades são praticadas em várias praças espalhadas pela cidade. Maior procura é por futebol, vôlei e lutas

Marcus Vinícius Beck*

Continua após a publicidade

Adultos e jovens de baixa renda, matriculados em escolas públicas de Goiânia, vem buscando cada vez mais formas de praticarem esportes. Apenas na região noroeste da Capital, por exemplo, um programa de fomento à prática esportiva conta com mais de 700 alunos que foram matriculados somente neste ano. 

A Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) destaca que as crianças praticam esportes em praças nos setores Finsocial, Aroeira e Guanabara. De acordo com a pasta, a maior procura por parte dos jovens se dá nas modalidades esportivas de futebol, vôlei e lutas, o que traz vários benefícios no desempenho escolar deles. Para o ano que vem, a intenção é que mais de 200 alunos procurem as praças para começarem a fazer parte do programa. 

Atualmente, a SME articula uma aula pública de natação no Clube do Povo, no Setor Alto do Vale, na região noroeste da Capital. A ação, que é coordenada pela professora Érika Dias, faz parte do projeto de Iniciação Esportiva em natação. Ao todo, 110 alunos de vários níveis estão cotados para participar da iniciativa. Quase desconhecido, o projeto com as aulas de natação tem a função de divulgar a prática do esporte. 

“Muitos alunos não têm como pagar uma academia ou escolinha de natação e as atividades oferecidas são muito importantes na comunidade. Nesses eventos temos como promover a interação entre esses alunos”, afirma a professora Érika.

Moderação

Mesmo sendo indispensável para a boa saúde, especialmente na infância, a prática esportiva deve ser feita com moderação. Os exercícios físicos podem ocasionar várias lesões em função da intensidade física. Por isso, é indispensável que as atividades desejam realizadas com o acompanhamento de um profissional habilitado. Outro aspecto que precisa ser salientado é o social, uma vez que vários destes esportes têm de ser praticados com outras crianças. 

Inclusive, preparadores físicos ressalvam que a rivalidade deve ser posta em primeiro lugar nas competições esportivas, ainda que muitas delas sejam coletivas. No entanto, dizem especialistas ligados às práticas esportivas e seus benefícios nas crianças, a competitividade jamais pode dominar a vida de uma criança até o ponto de ela ficar comprometida psicologicamente. 

Alimentação

O metabolismo das crianças ao praticarem exercícios físicos aumenta, com relação aos adultos, algo em torno de 20% a 30%, o que gera uma necessidade maior de ingestão e balanceamento de nutrientes alimentares. As necessidades protéicas também são elevadas 2.5 gramas de proteína por kg de peso corporal. Outro aspecto importante é o desenvolvimento humano por meio da atividade física. Especialistas dizem que sistema nervoso central evolui com prática esportiva. (Marcus Vinícius Beck é estagiário do jornal O Hoje, sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian) 

Veja Também