Quinta-feira, 28 de março de 2024

Corpo de Bombeiros inicia temporada do Araguaia e Operação Férias

Para os bombeiros, o objetivo principal da operação é evitar mortes por afogamento durante o mês de julho no Rio Araguaia

Postado em: 30-06-2022 às 09h56
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Corpo de Bombeiros inicia temporada do Araguaia e Operação Férias
Para os bombeiros, o objetivo principal da operação é evitar mortes por afogamento durante o mês de julho no Rio Araguaia | Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (30) o Governo de Goiás lançou o inicio da Temporada Araguaia 2022 e a Operação Férias Turista Seguro do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO). Para os bombeiros, o objetivo principal da operação é evitar mortes por afogamento durante o mês de julho no Rio Araguaia, uma das localidades de alta temporada durante as férias.

Ao todo são mais de 200 quilômetros de proteção ao longo do Araguaia e seus afluentes. Os bombeiros empenhados na operação compõem grupo seleto de profissionais especializados no salvamento em ambientes aquáticos.

Todos os agentes receberam treinamentos intensivos de salvamento aquático com aeronave, salvamento aquático em áreas alagadas, sobrevivência em áreas cercadas por águas, técnicas de salvamento aquático, travessias de longa duração, operações de busca e resgate subaquático, manutenção e operação de embarcações.

Continua após a publicidade

A corporação apresentou os novos materiais e equipamentos utilizados na operação, o material educativo, além do embarque do reforço dos militares que partem para rios e balneários do estado. Uma das marcas da operação será o melhor uso da tecnologia na proteção da vida. Drones serão utilizados pelos bombeiros.

As imagens captadas por uma câmera de alta resolução instalada no aparelho são transmitidas em tempo real para um tablet que fica com o piloto. O equipamento apoia o trabalho do Corpo de Bombeiros em salvamentos aquáticos e terrestres, na busca de pessoas e no resgate de corpos afogados.

O Corpo de Bombeiros Militar voltará a falar sobre a importância do uso do colete salva-vidas. Ele é o principal equipamento de segurança aquática e evita a morte por afogamento. Um bom colete deve oferecer flutuabilidade, modelagem ajustada, boa amplitude de movimentos para os braços, tirantes resistentes e dispositivos de ajuste bem eficientes.

Veja Também