Objetos cortantes provocam cerca de 10 acidentes por mês com servidores da Comurg

Cacos de vidros, agulhas, seringas, espetinhos de churrasco e latas mal acondicionados em sacos de lixo causaram mais de 60 acidentes

Postado em: 06-07-2022 às 10h03
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Objetos cortantes provocam cerca de 10 acidentes por mês com servidores da Comurg
Cacos de vidros, agulhas, seringas, espetinhos de churrasco e latas mal acondicionados em sacos de lixo causaram mais de 60 acidentes | Foto: Comurg

Mensalmente cerca de 10 servidores sofrem acidentes por objetos cortantes e perfurantes que são descartados de forma incorreta pela população. Cacos de vidros, agulhas, seringas, espetinhos de churrasco e latas mal acondicionados em sacos de lixo causaram mais de 60 acidentes com os colaboradores nos últimos seis meses, é o que afirma a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg).

Durante as atividades, os agentes da Comurg utilizam equipamentos de proteção individual (EPIs) como luvas, uniformes com camisa de manga comprida, calça, e calçados fechados tipo bota, itens que servem para os proteger, mas, mesmo com toda proteção, os acidentes são recorrentes, devido à falta de conscientização dos moradores.

Um levantamento da Comurg mostra que os objetos mais comuns que causam os acidentes são cacos de vidros e cerâmica, espeto de churrasco, agulhas e pregos. A lista também engloba parafusos, pregos e arames.

Continua após a publicidade

O departamento de Segurança e Medicina do trabalho da Comurg (Sesmt), registra de cinco a 15 acidentes ocasionados por esse tipo de material. Em 2021, foram mais de 120 registros. O presidente da Companhia, Alisson Borges, orienta a população a ter cuidado na hora de descartar materiais cortantes, pelos riscos que oferecem aos garis.

“Não se deve descartar o vidro quebrado, por exemplo, diretamente dentro do saco de lixo. É preciso embalar bem e, se possível, identificar o material descartado, para que o coletor fique alerta e tome os cuidados necessários”, observa.

Um dos casos aconteceu na última quarta-feira (29/06) com o coletor Reginaldo Sérgio Nunes, que iniciou rotina às 07h no Setor Madre Germana e, às 9h40, sofreu acidente ao apanhar sacola plástica com cacos de vidro soltos. Ele cortou o dedo indicador esquerdo, e precisou ser encaminhado a um hospital, onde levou pontos na ferida.

“Já perfurei a mão três vezes com agulhas. Já tive cortes na perna, e em outros locais. As pessoas precisam se conscientizar e embalar corretamente os vidros. Estamos trabalhando para garantir a limpeza e saúde pública na cidade”, afirma Reginaldo, que trabalha na Comurg desde 2009, e já foi vítima de cinco acidentes com objetos cortantes.

Fato semelhante ocorreu com o gari Paulo Roberto. Na última semana, ao realizar coleta orgânica no Setor Recanto do Bosque, o profissional se machucou com um caco de vidro. O incidente gerou corte profundo, alcançando o tendão do dedo médio da mão direita. Prontamente, o colaborador foi encaminhado a uma unidade de saúde, onde recebeu tratamentos necessários. Ele precisará ficar afastado das atividades por três meses.

Confira as dicas para descartar esses objetos cortantes e evitar acidentes com os servidores:

  • Embrulhe os pedaços de vidro de copos, pratos, taças, louças, espelho, ampolas e outros perfurocortantes em jornais, papelões, caixas de sapato ou de leite e embalagens plásticas (pet).
  • Pregos, parafusos, lascas de madeira e/ou objetos pontiagudos como palitos de espetinhos no saco de lixo, seguem a mesma recomendação. Coloque em latas, embalagens plásticas (pet), ou embrulhe-os em grandes volumes de jornal.
  • Identifique o tipo de material naquela embalagem, para o gari manusear com cuidado.
  • Coloque o lixo em sacos resistentes e bem fechados.

Veja Também