212 anos: Prefeitura de Goiânia é transferida simbolicamente para Campinas, nesta sexta

O aniversário de Campinas é comemorado em 8 de julho, data da provável chegada, em 1810, dos desbravadores ao marco zero da fundação do antigo arraial

Postado em: 08-07-2022 às 08h51
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: 212 anos: Prefeitura de Goiânia é transferida simbolicamente para Campinas, nesta sexta
O aniversário de Campinas é comemorado em 8 de julho, data da provável chegada, em 1810, dos desbravadores ao marco zero da fundação do antigo arraial | Foto: Secom

Para comemorar o aniversário de 212 anos da fundação de Campinas, a Prefeitura de Goiânia transfere simbolicamente, nesta sexta-feira (8/7), a sede do governo municipal para o bairro. Decreto que permite o ato simbólico, assinado pelo prefeito Rogério Cruz, foi publicado no Diário Oficial do Município.

A solenidade ocorrerá às 09h, no Estádio Antônio Accioly, localizado na Avenida Perimetral, de onde o prefeito e secretários despacham durante todo período da manhã. “Transferência simbólica da capital é uma tradição que mostra o reconhecimento do Executivo a esse importante bairro, berço da história da nossa capital”, afirma o prefeito.

Para a celebração da data, a Prefeitura de Goiânia intensificou, nesta semana, os serviços de manutenção urbana no bairro. Equipes da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) fizeram remoção de entulhos, varrição, rastelação, roçagem do mato e poda preventiva de árvores, nas principais ruas do setor.

Continua após a publicidade

A Praça Coronel Joaquim Lúcio Tavares e Praça da Matriz receberam serviços de higienização e limpeza. O Parque Municipal Campininha das Flores também recebeu benfeitorias. No local, foram realizadas obras hidráulicas, instalação de novas lixeiras e plantio de mudas pela Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma).

História de Campinas

O aniversário de Campinas é comemorado em 8 de julho, data da provável chegada, em 1810, dos desbravadores ao marco zero da fundação do antigo arraial, convertido mais tarde em município de Goiás.

Para a construção de Goiânia, Pedro Ludovico escolheu a então cidade de Campinas, que foi incorporada como bairro da capital. Atualmente, Campinas é um dos setores mais importantes de Goiânia, e se transformou em um dos maiores polos comerciais da Região Centro-Oeste.

Leia também: Desvalorizado, Mercado Municipal de Campinas é marco cultural de Goiânia

Veja Também