Goiânia confirma dois casos de varíola dos macacos

A prefeitura de Goiânia confirmou dois casos de varíola dos macacos (Monkeypox) nesta quarta-feira (13). São os primeiros no município. Segundo a

Postado em: 13-07-2022 às 10h39
Por: Francisco Costa
São os primeiros no município (Foto: Reprodução)

A prefeitura de Goiânia confirmou dois casos de varíola dos macacos (Monkeypox) nesta quarta-feira (13). São os primeiros no município.

Segundo a secretaria municipal de Saúde (SMS), são dois homens de 26 e 41 anos. Um deles, destaca-se, tem histórico de viagem para São Paulo, onde há circulação comunitária do vírus.

“O material para exames foi coletado nos dois homens por técnicos da Vigilância em Saúde da SMS no dia 05/07/2022, e encaminhado para o Laboratório Estadual de Saúde Pública (Lacen-GO)”, informa a nota da prefeitura.

Continua após a publicidade

Ainda de acordo com o texto, eles já tinham recebido atendimento em um hospital particular e foram orientados a manter isolamento domiciliar. Desde então, passaram a ter monitoramento diário pela pasta.

Segundo a SMS, outros três casos suspeitos foram descartados. No momento, mais três estão em investigação.

“A Saúde de Goiânia orienta o uso do termo Monkeypox no lugar de varíola dos macacos. O objetivo é evitar que haja estigma e ações contra os animais, pois, embora tenha sido inicialmente detectado neste grupo de primatas, o surto atual não tem relação com eles.”

Veja Também