Trilha Chica Machado, que liga parques Macambira Anicuns e Bernardo Élis, é inaugurada em Goiânia

As ações fazem parte do evento “Um Dia no Parque”, promovido simultaneamente em unidades de conservação em todo o Brasil

Postado em: 25-07-2022 às 08h10
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Trilha Chica Machado, que liga parques Macambira Anicuns e Bernardo Élis, é inaugurada em Goiânia
As ações fazem parte do evento “Um Dia no Parque”, promovido simultaneamente em unidades de conservação em todo o Brasil | Foto: Secom

A Trilha Chica Machado, que liga o Parque Macambira Anicuns ao Parque Bernardo Élis, foi inaugura, na manhã deste domingo (24/7). A concentração será no Núcleo Socioambiental do Parque Macambira Anicuns, no Setor Novo Horizonte.

O percurso tem três quilômetros sendo que 500 metros são de terra, com placas de sinalização, e 2,5 quilômetros asfaltados. O cidadão pode percorrer o caminho tanto a pé como de bicicleta.

As ações fazem parte do evento “Um Dia no Parque”, promovido simultaneamente em unidades de conservação em todo o Brasil. São mais de 350 unidades em todo o país, com essa ação de consciência e preservação ao meio ambiente.

Continua após a publicidade

Leia também: Dia Mundial do Meio Ambiente levanta discussões sobre relação com agronegócio

Em Goiânia, haverá troca de materiais recicláveis por mudas de árvores, e instalação de Eco Barreira no Córrego Macambira para a contenção de resíduos. A programação ainda conta com aulão de ginástica funcional no Parque Bernardo Élis.

Durante o evento, os participantes caminharão no percurso da trilha do Núcleo Socioambiental do Parque Macambira Anicuns até o Parque Bernardo Élis.

Homenagem

A trilha foi batizada com o nome de Chica Machado, negra que foi comprada como escrava aos 13 anos, e acabou por se tornar mulher influente e respeitada no Arraial de Cocal, área rural próxima ao município de Niquelândia.

Segundo a história contada entre gerações de habitantes locais, Chica foi uma negra, ex-escrava, que viveu na região e que se tornou muito rica. Ela passou a comprar escravos para libertá-los.

Veja Também