Praças recebem 100 mil pessoas

Papai e Mamãe Noel vão ficar na praça Cívica até segunda-feira, 25 na Tamandaré o brilho é das luzes

Postado em: 23-12-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Praças recebem 100 mil pessoas
Papai e Mamãe Noel vão ficar na praça Cívica até segunda-feira, 25 na Tamandaré o brilho é das luzes

Marcus Vinícius Beck*


Pontos tradicionais das festividades natalinas, as praças Cívica e Tamandaré recebem mais de 100 mil pessoas neste período. A Prefeitura de Goiânia informa que Mamãe e Papai Noel estarão presentes na Praça Cívica até segunda-feira, 25. Para dar um ar característico à festa, a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), que foi responsável pela organização dos shows natalinos, na Praça Cívica, diz que há 3500 unidades de micro lâmpadas de Led branco frio, 1 mil unidades Led coloridas branco morna, 1 mil unidades de snowled branco e mais 1 mil unidades de strobos. 

Continua após a publicidade

No ano passado, de acordo com a OVG, o valor desembolsado com as lâmpadas foi de 16 milhões. A entidade todo ano reaproveita materiais de decoração dos anos anteriores, bem como micro lâmpadas, strobos e snowled, quando não ocorre danos durante o período de uso. Além disso, a OVG tem de custear a locação da grande tenda, montagem de decoração e contratação de empresa de iluminação cenográfica para as apresentações artísticas. Sobre os valores deste ano, a reportagem de O Hoje solicitou o montante atualizado para a assessoria de imprensa da prefeitura de Goiânia no início da tarde de ontem, mas, até o fechamento desta edição, não obteve resposta.


Diversão para todos 

A estudante de jornalismo, Júlia Aguiar, 22, contemplou os eventos que teve na Praça Cívica ao longo dos últimos dias, mas foi mais por conta do cinema. Fã do cine cultura, que fica na Praça Pedro Ludovico, ela aproveitava para dar uma sondada no que estava sendo exibido no local, sempre que ia a alguma sessão. “É interessante porque nesta época do ano as pessoas tendem a se tornar mais agradáveis, e deixam de lado um pouco de suas arrogâncias diárias”, destaca ela, que passa o feriado de Natal com sua família, no Rio de Janeiro. “Mas acho que há uma exploração por parte do capitalismo à data”. 

Contudo, nem todos são críticos à iniciativa da OVG de exibir shows e outras apresentações artísticas. Natural do Paraná, e com a finalidade de passar o Natal, em Goiânia, a aposentada Laeti de Souza Tavares, 67, enaltece a iniciativa, e diz as luzes são uma das marcas que mais chamam a atenção em ambas as praças. “Outra praça [Tamandaré] é uma das mais legais, mas aquela no centro também oferece ótimos serviços à população”, indica. Para Laeti, a Capital oferece “várias coisas legais”, mas quase sempre ninguém tem conhecimento. “Como eu até pouco não tinha”, complementa. 

Só o que  era para ser um local de lazer, tornou-se há tempos palco para festas de pessoas de várias faixas etárias. Por exemplo, o atendente de telemarketing, Rodrigo Alves, 22, não dispensa um “rolê” com os amigos para “tomar umas por lá”. De acordo com ele, na Praça Cívica, é possível sair com a “galera”, sem gastar muito dinheiro. “Acho que foi por isso que fui para lá nos últimos dias”, reconhece o atendente, que “não” dá “mínima para o espírito natalino”. “Meu pai morreu quando eu era criança, e normalmente eu passo esses dias com amigos”, finaliza. (Marcus Vinícius Beck é estagiário do jornal O Hoje, sob orientação da editora de Cidades Waldineia Ladislau) 

Veja Também