O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
Comemoração

Catedral Metropolitana de Goiânia completa 80 anos

O bispo auxiliar de Goiânia, Dom Moacir Silva Arantes, presidiu ontem à noite missa em ação de graças, pelos 80 anos de criação da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Postado em 23 de dezembro de 2017 por Sheyla Sousa
Catedral Metropolitana de Goiânia completa 80 anos
O bispo auxiliar de Goiânia

O bispo auxiliar de Goiânia, Dom Moacir Silva Arantes, presidiu ontem à noite missa em ação de graças, pelos 80 anos de criação da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, mais conhecida como Catedral Metropolitana de Goiânia. Logo após a celebração, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, por meio da diretoria regional dos Correios em Goiás, lançou o Selo comemorativo aos 80 anos de criação da paróquia. 

As celebrações comemorativas às datas históricas de Dedicação do templo e criação da paróquia começaram no dia 8 de outubro, com as novenas em cada domingo. A missa solene pelos 50 anos da Dedicação do templo foi presidida pelo arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz, no dia 7 de dezembro.

O Decreto da criação da Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora de Goiânia foi expedido pela Cúria Arquidiocesana de Santa’Ana de Goiás, em 22 de dezembro de 1937, sendo nomeados respectivamente vigário e coadjutor os Revmos. Cônego Abel Ribeiro (primeiro vigário) e padre Francisco de Sales Peclat, cujas provisões datam de 22 de dezembro de 1937.

Para o pároco Monsenhor Daniel, as celebrações comemorativas são importantes porque resgatam a vida da Igreja-mãe, da Arquidiocese de Goiânia. “São 50 anos de Dedicação como templo para o culto, para o serviço de Deus e da comunidade e 80 anos de criação da Paróquia. São momentos singulares na vida da nossa Igreja porque resgatam a história, a memória de quem já trabalhou, viveu, construiu toda essa caminhada, sejam os bispos falecidos, Dom Fernando e Dom Antonio, como os bispos atuais, as comunidades, as pastorais, os movimentos, os grupos, as associações. É um longo caminho de alegria, de esperança, sobretudo de fé, tijolos sobre tijolos”, explica.  

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também