Catedral Metropolitana de Goiânia completa 80 anos

O bispo auxiliar de Goiânia, Dom Moacir Silva Arantes, presidiu ontem à noite missa em ação de graças, pelos 80 anos de criação da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Postado em: 23-12-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Catedral Metropolitana de Goiânia completa 80 anos
O bispo auxiliar de Goiânia, Dom Moacir Silva Arantes, presidiu ontem à noite missa em ação de graças, pelos 80 anos de criação da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

O bispo auxiliar de Goiânia, Dom Moacir Silva Arantes, presidiu ontem à noite missa em ação de graças, pelos 80 anos de criação da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, mais conhecida como Catedral Metropolitana de Goiânia. Logo após a celebração, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, por meio da diretoria regional dos Correios em Goiás, lançou o Selo comemorativo aos 80 anos de criação da paróquia. 

As celebrações comemorativas às datas históricas de Dedicação do templo e criação da paróquia começaram no dia 8 de outubro, com as novenas em cada domingo. A missa solene pelos 50 anos da Dedicação do templo foi presidida pelo arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz, no dia 7 de dezembro.

O Decreto da criação da Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora de Goiânia foi expedido pela Cúria Arquidiocesana de Santa’Ana de Goiás, em 22 de dezembro de 1937, sendo nomeados respectivamente vigário e coadjutor os Revmos. Cônego Abel Ribeiro (primeiro vigário) e padre Francisco de Sales Peclat, cujas provisões datam de 22 de dezembro de 1937.

Continua após a publicidade

Para o pároco Monsenhor Daniel, as celebrações comemorativas são importantes porque resgatam a vida da Igreja-mãe, da Arquidiocese de Goiânia. “São 50 anos de Dedicação como templo para o culto, para o serviço de Deus e da comunidade e 80 anos de criação da Paróquia. São momentos singulares na vida da nossa Igreja porque resgatam a história, a memória de quem já trabalhou, viveu, construiu toda essa caminhada, sejam os bispos falecidos, Dom Fernando e Dom Antonio, como os bispos atuais, as comunidades, as pastorais, os movimentos, os grupos, as associações. É um longo caminho de alegria, de esperança, sobretudo de fé, tijolos sobre tijolos”, explica.  

Veja Também