IBGE inicia pesquisa domiciliar do Censo 2022 nesta segunda-feira (1º)
Mais de 2,8 milhões de domicílios, distribuídos nos 246 municípios de Goiás, receberão a visita de um dos 6.503 recenseadores do IBGE
A partir desta segunda-feira (1º), começa em todo o país a coleta domiciliar do Censo Demográfico 2022.
Mais de 2,8 milhões de domicílios, distribuídos nos 246 municípios de Goiás, receberão a visita de um dos 6.503 recenseadores do IBGE no período de 1º de agosto e 31 de outubro para pesquisa do Censo. Em Goiás o IBGE vai se reunir com as autoridades policiais do estado e da capital para traçar estratégias que garantam tranquilidade e maior proteção tanto para os cidadão quanto para as equipes em campo.
O IBGE vai utilizar dois tipos de questionário no Censo Demográfico 2022. Todos os domicílios responderão ao questionário Básico, que conta com 26 perguntas. O tempo estimado para respondê-lo é de aproximadamente 5 minutos. Em alguns domicílios escolhidos aleatoriamente pelo sistema do Censo, o morador responderá às perguntas do questionário Ampliado, que conta com 77 perguntas (já incluindo as do questionário Básico). Neste a previsão de resposta é de 16 minutos.
Com a experiência exitosa na coleta de suas pesquisas via telefone durante a pandemia, o
IBGE traz mais uma opção para responder o questionário da maior e mais complexa pesquisa do instituto. Além da tradicional entrevista presencial e da opção pelo preenchimento on-line do questionário, será possível, caso seja de interesse do morador, realizar a entrevista do Censo Demográfico 2022 através do telefone.
O recenseador deverá bater à porta do entrevistado e oferecer as opções de realização da entrevista no próprio momento da abordagem ou com a possibilidade de agendamento, seja para a realização da entrevista presencialmente ou via telefone. Na impossibilidade da realização da entrevista das formas
oferecidas o morador poderá solicitar ao recenseador um e-ticket para responder o Censo via internet em até 7 dias corridos. Frisa-se que, independentemente da escolha dos moradores, o recenseador visitará presencialmente o domicílio.