Ministro da Saúde anuncia antiviral para tratar varíola dos macacos

“Serão contemplados casos mais graves em um primeiro momento”, adiantou

Postado em: 01-08-2022 às 10h54
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Ministro da Saúde anuncia antiviral para tratar varíola dos macacos
De acordo com o Ministério da Saúde, até a tarde de ontem (31), foram registrados 1.342 casos | Foto: Divulgação/ Abr

O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou nesta segunda-feira (01), que receberá pela Organização Pan- Americana da Saúde (Opas), o antiviral Tecovirimat que ‘’reforça o enfrentamento ao surto’’ da varíola dos macacos. 

“Serão contemplados casos mais graves em um primeiro momento”, adiantou. O antiviral tem sido oferecido nos Estados Unidos, como opção de ‘’uso compassivo’’. Entretanto, ainda não há dados que demonstrem a eficácia do antiviral para o tratamento da varíola dos macacos.

Continua após a publicidade

Casos de varíola

De acordo com o Ministério da Saúde, até a tarde de ontem (31), foram registrados 1.342 casos de varíolas dos macacos no país e uma morte pela doença na última sexta-feira (29).

A vítima era um homem, de 41 anos, que estava internado em Belo Horizonte. O paciente também apresentava comorbidades, que podem ter prejudicado o quadro clínico. 

Leia também: Médicos anunciam 4º caso de cura através de transplante

Sintomas da doença

A varíola é uma doença causada pela infecção do vírus Monkeypox. Ela começa com febre, dor de cabeça, exaustão, dores musculares e inchaço dos linfonodos. 

O agravamento da doença pode ocorrer de um a três dias após o início da febre. Aparecendo pela primeira vez no rosto e se espalhando para outra partes do corpo, como mão e pés. 

Leia também: Fogem mais dois detentos do Complexo Prisional em Aparecida de Goiânia

* Possui informações da Agência Brasil

Veja Também