Jovem é morto durante Parada do Orgulho LGBTQIA+ em Niterói

A motivação do crime ainda não foi esclarecida e o suspeito não foi identificado

Postado em: 09-08-2022 às 08h10
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Jovem é morto durante Parada do Orgulho LGBTQIA+ em Niterói
A motivação do crime ainda não foi esclarecida e o suspeito não foi identificado | Foto: Reprodução/Redes sociais

Luiz Henrique de Lima Cardoso, de 22 anos, foi morto a facadas neste domingo (7/8), durante a 16ª edição da Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Niterói, no Rio de Janeiro. O evento, que ocorreu na orla da Praia de Icaraí e esperava um público de 50 mil pessoas.

A motivação do crime ainda não foi esclarecida e o suspeito não foi identificado. Segundo o Grupo Diversidade Niteroi (GDN), responsável pela Parada do Orgulho LGBTQIA+ na cidade, o contingente policial era pequeno e insuficiente. Apesar de ter feito um policiamento específico para o evento, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros não foram acionados para o crime.

Leia também: Goiás é o segundo estado com mais crimes cometidos contra LGBTQIAPN+

Continua após a publicidade

Nesta segunda-feira (8), o GDN divulgou uma nota pública dando informações sobre o episódio e se solidarizando com os familiares e amigos do jovem. “Seguiremos cobrando respostas e fortalecendo nossa comunidade”, diz o texto.

O crime

De acordo com a entidade, o crime ocorreu após uma discussão. “Após tomarmos conhecimento do caso, paramos o som, interrompemos a parada e mobilizamos apoio à vítima para que ele fosse removido ao serviço de saúde”, registra a nota.

O GDN ainda afirmou durante as paradas é possível ver a presença de pessoas que não fazem parte do movimento, e que participam com a “intenção de manchar todos os esforços que dedicamos para colocar nossos corpos nas ruas”, acrescenta o texto.

A morte

Conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde de Niterói, o atendimento foi feito pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o jovem foi encaminhado ao Hospital Estadual Azevedo Lima, mas não resistiu. A Polícia Militar do Rio de Janeiro não se manifestou.

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos de Niterói também divulgou uma nota oficial prestando solidariedade à família do jovem. De acordo com a pasta, está sendo fornecido suporte psicológico, jurídico e socioassistencial aos parentes da vítima. O caso foi registrado na 78ª DP (Fonseca), mas será encaminhado para a Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSG).

Veja Também