Falta de asfalto em frente escola causa transtornos para moradores

A instituição foi inaugurada há cerca de 5 anos, mas quando teve pavimentação asfáltica a Alameda Córrego não recebeu o benefício

Postado em: 09-08-2022 às 08h15
Por: Sabrina Vilela
Imagem Ilustrando a Notícia: Falta de asfalto em frente escola causa transtornos para moradores
As aulas tiveram início na primeira semana de agosto, mas o retorno não foi encarado com alegria pelos pais | Foto: Ailton Carvalho

As aulas do Centro de Ensino Maria Dantas que funciona em período integral, no setor Mansões Paraíso em Goiânia, tiveram início na primeira semana de agosto, mas o retorno não foi encarado com tanta alegria pelos pais por conta da falta de asfalto na rua em frente a escola. Segundo moradores da região, a escola foi inaugurada há mais de cinco anos, mas quando a região recebeu o asfalto, porém,  a rua da escola não recebeu o benefício. 

Corretora de imóveis, Maria das Graças Coelho de Oliveira tem uma chácara que fica próxima a Alameda Córrego e a poeira causa problemas para ela. “Quando é em época de chuva, a lama cai no rego da água e suja a piscina”. Por conta da sujeira que a falta de asfalto causa, a corretora gasta mais dinheiro para que o piscineiro vá mais vezes durante a semana para fazer a limpeza. Ela relata também que clientes já reclamaram da lama na piscina mesmo que a limpeza já tenha sido efetuada durante a semana do aluguel.

Foto: Ailton Carvalho

Segundo a corretora, as ruas próximas à escola foram asfaltadas há cerca de 10 anos. Ela afirma ainda que tanto a própria diretoria da escola quanto vizinhos já fizeram ofícios ao  vereador Anselmo Pereira pedindo providências para a situação. Além de problemas estruturais, a corretora destaca que enfrenta problemas de saúde. 

Continua após a publicidade

“Com a poeira os problemas respiratórios aparecem. A caseira da chácara fica doente e impossibilitada de trabalhar”.Maria das Graças já até cogitou juntar os vizinhos da CEPI para eles mesmos asfaltarem a via. 

A dona de casa, Iraci Cordeiro de Toledo, tem uma neta que estuda na escola de tempo integral e devido a poeira do tempo seco ela tem que lavar o uniforme todos os dias. Os netos de Iraci já estudaram na escola, mas devido ao barro  pediram transferência para outra escola. 

No período mais seco, é normal a neta de Iraci gripar e com o retorno das aulas ela piora ainda mais devido a poeira. “Eu sinceramente não entendo porque a prefeitura não asfalta a rua da escola sendo que é só falta ela no setor”, questiona. 

Vendedora, Alessandra Cordeiro é mãe da Eduarda, de 13 anos, que estuda na instituição. Ela afirma que a falta de asfalto nesta região do CEPI Francisco Maria Dantas tem causado muitos estorvos por ter muita poeira no tempo seco. Segundo a mãe da estudante, as crianças que moram mais próximas a escolas adoecem com mais facilidade e em época de chuva não tem como trafegar pela via.  “A minha filha Eduarda sempre chega com uniforme sujo causado por muita poeira”, conta a mãe. 

Vereador promete asfalto ainda no período de seca

A reportagem entrou em contato com  a Secretaria Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) a cerca das reclamações dos moradores. A pasta respondeu que irá enviar uma equipe ao local para verificar a possibilidade de incluir a rua no programa de asfaltamento do município. Após a análise técnica, será disponibilizada a programação. A Seinfra reforça que a população pode sempre encaminhar reclamações e solicitações pelo aplicativo Prefeitura 24h.

Foto: Ailton Carvalho

No entanto, o vereador Anselmo Pereira, líder do governo na Câmara Municipal  garantiu que o asfalto da rua será feito rapidamente. “O asfalto que a comunidade tanto espera já a um bom tempo foi reivindicado ao prefeito de Goiânia, Rogério Cruz e já está na programação da Seinfra para asfaltar o Colégio Estadual Francisco Dantas”. O parlamentar afirma ainda que também será realizada a mesma conexão desse asfalto com uma rua lateral ao aeródromo para sair na GO 070. Segundo o vereador, será uma rua para facilitar o acesso das pessoas que passam pela região noroeste e querem ir no sentido da GO 070 . 

“Temos um pedido, uma reivindicação prioritária para que isso seja atendido o mais breve possível ainda neste período de seca, para não ter a desculpa que com chuva não faz asfalto. Lembrar que é um pedido antigo, já tem mais de 5 anos que o colégio foi inaugurado e precisamos  de asfalto na porta desta unidade de ensino que é estadual”.

Veja Também