Quinta-feira, 28 de março de 2024

Gestantes podem fazer teste da mamãe gratuitamente em Aparecida de Goiânia

A prefeitura informou que o teste é uma das primeiras ações do pré-natal. Durante a coleta, a gestante também pode fazer testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´s).

Postado em: 15-08-2022 às 08h12
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Gestantes podem fazer teste da mamãe gratuitamente em Aparecida de Goiânia
A prefeitura informou que o teste é uma das primeiras ações do pré-natal. Durante a coleta, a gestante também pode fazer testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´s). | Foto: Reprodução

Agora as grávidas poderão realizar o “Teste da Mamãe” de graça em Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital. O exame pode ser feito em qualquer uma das 42 Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) da cidade, de segunda a sexta, das 8 às 17h, sem agendamento. O exame ajuda a detectar doenças que afetam mãe e bebê durante a gestação.

Segundo a Secretaria de Saúde (SMS), o exame é feito por meio de coleta sanguínea e pode detectar HIV, toxoplasmose, rubéola, sífilis, hepatites B e C, HTLV, doença de chagas e citomegalovírus, doenças que podem afetar a gestação. A prefeitura informou que o teste é uma das primeiras ações do pré-natal. Durante a coleta, a gestante também pode fazer testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´s).

Caso qualquer um dos exames do teste da mamãe apresente alteração, a paciente inicia imediatamente o tratamento. O diagnóstico proporcionado pelos testes também permite a adoção de estratégias para prevenir a transmissão para o feto e futuras complicações.

Veja Também