Terça-feira, 19 de março de 2024

Xô Dodói: Goiás lança campanha de incentivo à vacinação de crianças e adolescentes

Cobertura a doenças infantis como poliomielite não chega a 50%. Peças publicitárias visam estimular crianças, professores e pais de forma lúdica para a vacinação

Postado em: 16-08-2022 às 07h55
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Xô Dodói: Goiás lança campanha de incentivo à vacinação de crianças e adolescentes
Cobertura a doenças infantis como poliomielite não chega a 50%. Peças publicitárias visam estimular crianças, professores e pais de forma lúdica para a vacinação | Foto: Iron Braz

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), realizou nesta segunda-feira (15/8) a apresentação da campanha publicitária “Xô Dodói” de incentivo à vacinação. Segundo a pasta, o objetivo é estimular a população goiana a se envolver na Campanha de Multivacinação, desenvolvida com o propósito de vacinar as crianças com menos de 5 anos contra a poliomielite (paralisia infantil) e de atualizar a Caderneta de Vacinação das crianças e adolescentes.

Leia também: Saúde lança Campanha de Multivacinação em Goiás

Foto: Iron Braz

A campanha tem como carro-chefe o jingle Xô Dodói e kits contendo quebra-cabeça, certificado de vacinação, máscara e cartela de adesivos. Além disso, foram confeccionados cartazes, banners com orientações sobre a vacinação e material educativo para ser trabalhado com profissionais da rede de educação.

Continua após a publicidade

O jingle Xô Dodói já está sendo veiculado em emissoras de rádio e televisão e em redes sociais. A princípio, foram produzidos 80 mil kits com os itens interativos. O material será distribuído às crianças matriculadas em Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e em Escolas Municipais que ministram as séries da primeira fase do Ensino Fundamental.

Todo o material da “Xô Dodói” também está disponível no site oficial da campanha para ser reproduzido e distribuído por instituições e entidades parceiras.

Baixas coberturas

Em todo o Estado existem 943 salas de vacinação distribuídas nos 246 municípios goianos, o que garante a vacinação o mais próximo possível à residência das pessoas. Apesar da facilidade do acesso, a procura pela vacinação ainda é baixa. Desde que a Campanha de Multivacinação teve início, em 8 de agosto, somente cerca de 1% das crianças foram levadas às salas de vacinação para receberem a dose que protege contra a poliomielite e para atualizar o cartão de vacinação.

A gerente de Imunização da SES-GO, Clarice Carvalho, considera extremamente grave a baixa procura pela vacinação. Este fato, segundo ela, coloca a criança numa situação de vulnerabilidade a doenças, consideradas graves. O Ministério da Saúde (MS) preconiza como ideal a cobertura de 95% contra a poliomielite e demais doenças infantis. Dados da SES-GO, entretanto, apontam que as coberturas vacinais contra essas enfermidades neste ano estão bem abaixo do ideal, não chegando a 50% na média.

Doenças retornam

A superintendente de Vigilância em Saúde da SES-GO, Flúvia Amorim, destaca como inadmissível uma criança contrair uma doença prevenível por vacina, como a poliomielite, por exemplo. Essa enfermidade foi erradicada no país em 1994 e corre o risco de ser reintroduzida devido aos baixos índices de vacinação. Ela acentua que todas as vacinas ofertadas pelo Ministério da Saúde à população são eficazes, devidamente testadas e validadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Além da vacina contra a poliomielite, estão disponíveis durante a Campanha de Multivacinação os imunizantes BCG, que protege contra a tuberculose; Rotavírus Humano; Meningococo C, que imuniza contra a meningite e meningococcemia; Pentavalente, que protege contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus Influenza tipo b; Febre Amarela; Hepatite A e a Tríplice Viral, que imuniza contra a caxumba, sarampo e rubéola. A Campanha de Multivacinação prossegue até 9 de setembro. O Dia D, de mobilização e divulgação, acontece em 20 de agosto.

Veja Também