Aparecida está tomada por matagal

De acordo com a Prefeitura de Aparecida de Goiânia são 249 bairros da cidade que necessitam de poda do matagal. A vegetação elevada, conforme apurado pelo O Hoje, tem tomado conta de l

Postado em: 05-01-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Aparecida está tomada por matagal
De acordo com a Prefeitura de Aparecida de Goiânia são 249 bairros da cidade que necessitam de poda do matagal. A vegetação elevada, conforme apurado pelo O Hoje, tem tomado conta de l

Wilton Morais*


De acordo com a Prefeitura de Aparecida de Goiânia são 249 bairros da cidade que necessitam de poda do matagal. A vegetação elevada, conforme apurado pelo O Hoje, tem tomado conta de lotes baldios e até mesmo dos canteiros centrais. Na Rua 13 de maio, Setor Garavelo, a vegetação se mistura ao lixo. No canteiro foi jogado um vaso sanitário, um colchão e outros utensílios que servem para acúmulo de mosquitos. No Bairro Cardoso II e Jardim Alto Paraíso, lotes baldios servem de mocó para criminosos. 

Continua após a publicidade

A empresária Maria do Socorro, moradora há 9 anos do Setor Garavelo, relatou que o mato tem servido como esconderijo para criminosos. “Ainda essa semana eu foi assaltada, na porta da minha casa. Vieram de bicicleta e me abordaram. Mas o mato serve de esconderijo para os ladrões. Levaram meu celular”, relatou.

A moradora defende que é preciso atuação imediata da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano. “A Prefeitura plantou alguns coqueiros, mas só vingaram em parte do canteiro. Na ponta do canteiro o lixo e o mato dominam. A última poda e remoção do entulho foram realizadas no período de seca. Em alguns lugares são os próprios vizinhos que mantém a poda. Nos lotes baldios não são diferentes, ao lado da Igreja o mato é do tamanho das paredes”, contou Maria. “É natural que o mato cresça. Mas é preciso manter a poda”, complementou.


Lotes 

O aposentado Elísio Bonifácio mora ao lado de um lote baldio no Bairro Cardoso II, pastor auxiliar de uma igreja da região, o morador conta que tem medo ao chegar em casa após os cultos noturnos. “Vejo muito rato aqui no lote, o mato fica amassado. Mas o que essas pessoas fazem aí, não sei dizer. Tenho medo de chegar a noite em casa”, disse.

Já o jardineiro Marcos Dias de Oliveira, contou que no mesmo lote, a empresa em que trabalha roçou para garantir a segurança. “Limpamos com um caminhão. Mas o dono do lote ainda nos questionou: ‘Eu não mandei vocês limparem’. Há muita garrafa, e serve de procriação para o mosquito transmissor da dengue”, contou. 


Bairros serão atendidos com limpeza e roçagem em até três meses 

Em resposta aos questionamentos da população, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia anunciou que os 249 bairros, estimados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano serão atendidos com serviços de roçagem e limpeza em, no máximo, 90 dias.

Conforme a pasta, os trabalhos devem garantir a diminuição de criadouros do mosquito Aedes aegypti, que transmite diversas doenças, assim como possibilitar a redução da criminalidade, em vista que na altura que o mato se encontra, podem servir de esconderijo para criminosos.

Para as operações, que se iniciaram já na última quarta-feira (3), a secretaria disponibilizou 50 profissionais e 20 tratores que serão divididos em dois grupos que trabalharão simultaneamente nos primeiros bairros durante a primeira quinzena do ano. Os primeiros setores a receberem o trabalho de roçagem foram Cidade Vera Cruz e Santa Luzia.


Canteiros

De acordo com a pasta, no mesmo período, 110 servidores da equipe de Parques e Jardins realizarão a limpeza de canteiros centrais de avenidas, praças e áreas públicas. Para as ações, o município foi dividido em seis grandes regiões, com o objetivo facilitar as ações.

Em comunicado, o prefeito de Aparecida Gustavo Mendanha informou que há um planejamento para que a limpeza do município ocorra normalmente ao longo de todo ano. O prefeito também destacou que uma equipe de iluminação fará a troca de lâmpadas dos setores, que também é uma questão de segurança pública. Os serviços de roçagem e poda podem ser solicitados na Prefeitura pelo telefone (62) 3545-9978.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano ainda destaca que a obrigação de manter o lote particular limpo é do proprietário. Apesar disso, quando este não realiza a limpeza, a prefeitura faz a roçagem e cobra o serviço por meio do Imposto Territorial Urbano (ITU). (Wilton Morais é integrante do programa de estágio do Jornal O Hoje, sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian). 

Veja Também