Conheça mitos e verdades sobre a energia solar e a manutenção de painéis solares

Foram mais de 13 mil sistemas instalados em Goiás no primeiro semestre deste ano, quase o dobro em relação ao mesmo período do ano passado

Postado em: 18-08-2022 às 19h03
Por: Ícaro Gonçalves
Foram mais de 13 mil sistemas instalados em Goiás no primeiro semestre deste ano, quase o dobro em relação ao mesmo período do ano passado | Foto: Reprodução

O ano de 2022 tem evidenciado os benefícios da energia solar no Brasil. Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o país já bateu os 17 gigawatts (GW) de capacidade instalada em usinas solares fotovoltaicas. Goiás não fica atrás e é o quinto estado com maior número de instalações.

Foram mais de 13 mil sistemas instalados no primeiro semestre deste ano, quase o dobro em relação ao mesmo período do ano passado. Com um mercado consumidor cada vez mais amplo, surgem muitas dúvidas. Fato é que esse tipo de energia é uma fonte limpa e renovável, que não utiliza qualquer tipo de combustível fóssil ou emite gás poluente na atmosfera.

Leia também: Empresa lança primeiro carro do mundo movido a energia solar

Continua após a publicidade

Para ajudar a esclarecer as principais dúvidas, o especialista em energia elétrica e diretor de uma empresa do setor, Jilson Brasil, comenta os principais mitos e verdades. Confira:

Com um sistema de energia fotovoltaica é possível “zerar” a conta de energia

MITO. Mesmo gerando energia acima do que se consome ainda não é possível zerar a conta. Isso porque a maioria das distribuidoras de energia cobram um mínimo para manter o consumidor conectado na rede. Há também as taxas de iluminação pública e alguns impostos. Mesmo assim, é possível reduzir em até 95% o valor da fatura de energia.

É muito caro

MITO. O custo é alto, mas o retorno é excelente. Com três anos, em média, o valor investido já foi pago com as reduções de até 95% na conta de energia.

A energia solar é um investimento de longo prazo

MAIS OU MENOS. Na verdade, trata-se de um investimento de longa durabilidade. O retorno do investimento em energia solar tem variado entre três e cinco anos. Levando em consideração a vida útil mínima dos painéis solares, que é de 25 anos, após recuperar o capital investido, o sistema de energia fotovoltaica irá oferecer, no mínimo, 20 anos de economia na conta.

É preciso solicitar autorização para instalar o sistema fotovoltaico

VERDADE. É preciso solicitar a autorização junto à concessionária de energia da sua região para a instalação de uma usina solar. A empresa contratada é a responsável por fazer essa solicitação, depois de passar todas as informações ao cliente.

Painéis solares só podem ser instalados em telhados

MITO. A instalação dos módulos fotovoltaicos pode ser feita em telhados, fachadas, no solo e na água, e podem ser instalados em casas, comércios e indústrias.

Os painéis solares podem danificar o telhado

DEPENDE. Quando instalados por profissionais qualificados, os painéis formam uma camada protetora ao telhado. Por outro lado, se a instalação for mal feita, há riscos de danos.

O custo de manutenção é elevado

MITO. Uma das vantagens da energia solar é a baixa manutenção. São necessárias manutenções preditivas, preventivas e corretivas para a boa eficiência da usina, mas elas são relativamente baratas comparadas aos benefícios que geram ao sistema. Recomenda-se lavar os módulos pelo menos duas vezes por ano ou quando necessário.

É possível aquecer a água com energia solar

MITO. Os módulos de energia solar fotovoltaica geram eletricidade que alimenta o quadro de energia através da luz do sol. Os módulos de aquecimento solar são um sistema diferente, chamado de energia solar térmica, que tem como função usar o calor do sol para aquecer a água.

Veja Também