Sem Mutirama, cresce visitas ao Zoo

Cerca de 500 animais, entre aves, mamíferos e répteis atraem público. Parque é considerado um local diferente para população acostumado com Shoppings

Postado em: 06-01-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Sem Mutirama, cresce visitas ao Zoo
Cerca de 500 animais, entre aves, mamíferos e répteis atraem público. Parque é considerado um local diferente para população acostumado com Shoppings

Wilton Morais*

Continua após a publicidade

No atual período de férias, a administração do Parque Zoológico de Goiânia, recebe um aumento no número de visitas em períodos normais do ano. A opção de lazer se torna algo diferente para crianças, adultos e idosos no período. “Tem aumentado muito a quantidade de visitantes. É um aumento muito considerável e pode até ser maior que 50%”, afirma o veterinário Alcides Mendes. Atualmente, o Zoológico de Goiânia conta com aproximadamente 500 animais. A média é de 180 aves, 150 mamíferos e 110 répteis.

Luzilene de Souza e Antônio Cezar são motoristas, e neste período visitam o parque pela segunda vez na semana. “Voltamos para trazer a pequena [Luna Ketlen]. É um passeio muito bom”, ressalta Luzilene. Já Luna relatou ter gostado muito dos animais, “Eu gostei daquele ali”, apontou se referindo ao Flamingo. 

O estudante Luiz Henrique, morador de Goiânia há 20 anos, também aproveitou as férias para observar os animais. “Aqui em Goiânia temos muitos shoppings, então o zoológico se torna um ambiente diferente para o lazer”, considerou. “É bem divertido, apesar de ainda não se comparar com anos atrás, quando tinha girafas, elefantes e outros vários animais”, ponderou. 

Apesar do período de chuva, Alcides considera que o clima e o tempo não têm atrapalhado as visitas. “O período de chuva não atrapalha as visitas. Até porque aqui em Goiânia geralmente as chuvas são passageiras. As maiorias dos bichos gostam desse clima mesmo que ainda esteja calor”, justificou. 

Mutirama

A aposentada Leni de Souza garantiu que na ausência do Parque Mutirama, ir ao zoológico tem sido uma boa opção. “Não temos mais o Mutirama, então aqui tem se tornado o local ideal para nossos passeios”, considerou. 

Apesar disso, o atual responsável pela direção do zoológico, o veterinário Alcides, garantiu que a mudança não afetou ao Zoo.  “Independente de o Parque Mutirama estar fechado, creio que o aumento de visitas no zoológico é o mesmo do período de férias. Nesse período é muito movimentado”, disse. A Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul), responsável pela administração de ambos os parques ainda não possui data para a reabertura do Mutirama. 

Três cervos e uma anta nasceram no parque zoológico 

A direção do Parque Zoológico estima que quatro animais nasceram no ano passado, dentro do parque. São estes um filhote de anta e três cervos. Conforme relato do veterinário Alcides, os corvos são animais de difícil visualização por parte dos visitantes. “Eles ficam escondidos. Mesmo assim, ainda há um cervo que deve nascer logo”, referiu a mais um animal que deve nascer ainda no inicio deste ano. 

Ao comentar sobre o filhote de anta, Alcides destacou que o animal pode ser visto com facilidade. De acordo com o veterinário, o parque não recebeu novos animais no último ano devida algumas restrições com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Morte

Ainda essa semana, um galo de campina morreu no Parque. “Esse ano tivemos apenas uma morte de um passarinho, um galo de campina, que morreu há menos de uma semana”, relatou o veterinário. 

Inaugurado em 1956, pelo encarregado e morador do Lago das Rosas, Saturnino Maciel de Carvalho, o parque zoológico possui uma área construída de 42.102,648 m². A área total do parque é estimada em 200.821 m², já a área do Lago das Rosas equivale a 84.179,41 m². (Wilton Morais é integrante do programa de estágio do Jornal O Hoje, sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian). 

Veja Também