Zoonoses de Aparecida inicia campanha de Vacinação Antirrábica

O objetivo é ampliar a cobertura vacinal de cães e gatos e facilitar o acesso da população aos serviços.

Postado em: 27-08-2022 às 14h29
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Zoonoses de Aparecida inicia campanha de Vacinação Antirrábica
O objetivo é ampliar a cobertura vacinal de cães e gatos e facilitar o acesso da população aos serviços | Foto: Divulgação

A partir deste sábado (27), e por cinco sábados consecutivos, a Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) realiza a Campanha da Vacinação Antirrábica. No total, a mobilização vai abranger mais de 50 postos espalhados pela cidade com funcionamento das 8h às 17h. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal de cães e gatos e facilitar o acesso da população aos serviços.

O Chefe de Unidade de Vigilância em Zoonoses, Thulio Durães, ressalta a importância da vacinação. “Os cães e gatos contaminados podem vir a óbito em até uma semana após apresentar sinais como agressividade, medo, depressão, ansiedade e demência. Isso pode ser evitado preventivamente com a vacinação, que é uma medida segura, simples e gratuita que confere proteção e mais segurança para os bichos e a comunidade onde eles vivem”, explicou.

Bichos que podem ser vacinados

Continua após a publicidade

O médico veterinário João Eduardo Nicaretta informa que a meta é a de vacinar mais de 72 mil animais em Aparecida. Para receber a imunização, os bichos têm que ter mais de três meses de idade, incluindo fêmeas prenhas ou que acabaram de ter filhotes e estejam amamentando. “Só não se deve vacinar animais doentes, subnutridos, com alta carga parasitária e em condições de estresse. Mas antes da aplicação nosso pessoal avalia cada caso e orientamos os proprietários”.

Além disso, a Unidade de Vigilância em Zoonoses da SMS, aplica a vacina antirrábica diariamente das 8h às 17h e também oferece vacinação em domicílio, via agendamento, para quem tem mais de cinco animais. A solicitação deve ser feita pelos números 3545-5921 e 3545-5922 de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.

Peludos protegidos

Na manhã deste sábado, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Olímpico recebeu “pacientes” diferentes dos de costume. Desde as 8h, peludos caninos e felinos acompanhados por seus donos tomaram conta do pátio da unidade movimentando a vacinação antirrábica. Muitos tomaram as doses no colo dos tutores, outros mais nervosos precisaram ser contidos com carinho e paciência para não fugirem.

A cabeleireira Geânia Alves levou a cachorrinha Marilu para ser imunizada, assim como o carpinteiro João Batista, que também levou seus bichinhos “para não pegar a raiva. Lá em casa somos só eu e eles, sou viúvo e eles alegram minha vida e me fazem companhia. Então tenho o dever de retribuir cuidando bem deles” .

O eletricista Antônio Narcélio Andrade Mota disse que cuida da saúde dos cachorros dele e segue as orientações dos veterinários, como manter a vacinação sempre em dia. “Cuido dos meus e evito que passem alguma doença para outros, faço minha parte. Gosto de ser bem atendido nos postos e UPA’s e até meus cachorros também gostam. E vejo que facilita a vida da gente espalhar a vacinação para muitos pontos na cidade”, frisou.

Veja Também