Prefeitura inicia retirada de jamelões que provocavam acidentes no Jardim Goiás

Objetivo é garantir segurança de motociclistas e motoristas, já que frutos da árvore, quando caem no asfalto, tornam pista escorregadia e podem provocar acidentes

Postado em: 27-08-2022 às 15h24
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Prefeitura inicia retirada de jamelões que provocavam acidentes no Jardim Goiás
Objetivo é garantir segurança de motociclistas e motoristas, já que frutos da árvore, quando caem no asfalto, tornam pista escorregadia e podem provocar acidentes | Foto: Paulo José

A Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) iniciou neste sábado (27/8) a retirada de jamelões da Avenida Fued José Sebba, no Jardim Goiás. A espécie, que produz frutos que provocam uma série de acidentes no período chuvoso, está sendo substituída por árvores nativas e apropriadas para os canteiros centrais da cidade.

“Plantamos mudas de Ipês, Pata-de-vaca e Pau-ferro entre cada uma dessas árvores que serão removidas, e agora que as mudas atingiram a sua fase adulta, retomamos o processo de substituição”, explica o presidente da Amma, Luan Alves.

Conforme orientação da Amma, a extirpação de jamelões deve ocorrer de forma controlada, apenas quando as novas mudas atingem a fase adulta, com o objetivo de reduzir o impacto ambiental. Antes disso, as equipes da Comurg fazem a poda para a retirada do volume da copa das árvores, e assim reduzir a incidência de queda dos frutos. 

Continua após a publicidade

No município, a retirada de jamelões acontece antes do período chuvoso com objetivo de garantir segurança de motociclistas e motoristas, já que os frutos dos jamelões, quando caem no asfalto, tornam a pista escorregadia e podem provocar acidentes.

Paralelo à ação de substituição dessas árvores, a Companhia Municipal de Urbanização (Comurg) realiza com autonomia a poda de Jamelões em outros pontos da cidade. O objetivo desse trabalho é garantir que os frutos das árvores caiam apenas sobre os canteiros centrais, evitando a queda no asfalto e os riscos principalmente para os motociclistas.

Veja Também