O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 24 de dezembro de 2024
Alto Paraíso

Incêndio destrói 120 hectares da área de proteção ambiental da Chapada

O local é definido como uma área prioritária para conservação, com rica biodiversidade

Postado em 29 de agosto de 2022 por Daniell Alves

Um incêndio em uma área de proteção ambiental na Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, destruiu uma área  equivalente a 125 campos de futebol. O corpo de bombeiros foi acionado na manhã do último sábado (27) para controlar as chamas. Segundo a corporação, o incêndio foi controlado.

Segundo o site da Secretaria de Meio Ambiente, a Área de Preservação Pouso Alto ocupa aproximadamente 2,36% da área estadual. O local é definido como uma área prioritária para conservação, com rica biodiversidade, mas extremamente ameaçado devido a pressão que sofre da expansão agropecuária no nordeste goiano, ainda segundo a pasta.

A área atingida pelo incêndio foi de cerca de 124,7 hectares, o que equivale a cerca de 150 campos de futebol. As atenções de bombeiros e brigadistas para a região estão redobradas por conta do período seco e com temperaturas elevadas.

No ano passado, a Chapada dos Veadeiros enfrentou vários incêndios no período mais seco do ano.

A administração do local é de responsabilidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). De acordo com o instituto, equipes do parque e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) também estão em vigilância para garantir a extinção de todos os focos.

552 incêndios em um ano

Em 2020, foram registrados 552 focos de incêndio nos oito municípios que compõem a Microrregião da Chapada dos Veadeiros, segundo o Banco de Dados de Queimadas (BDQ), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). De janeiro até setembro deste ano, já são 609 focos. Diante de tantos incêndios, seria comum a expectativa por um número razoável de investigações sobre os possíveis culpados e causas.

Também em 2020, entretanto, foram instaurados somente quatro inquéritos policiais referentes a incêndios em vegetação na região, e apenas um inquérito com autoria apontada pelas autoridades e investigações policiais de Goiás foi enviado ao Judiciário.

Em setembro de 2021, cerca de 18,600 hectares da vegetação do parque foram destruídos em um incêndio. 

Conheça a Chapada

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi criado em 11 de Janeiro de 1961, pelo então presidente Juscelino Kubitschek. Originalmente criado com o nome de Parque Nacional do Tocantins, tinha 625 mil hectares de área protegida. Foi criado para proteger áreas de enorme beleza, recursos hídricos, fauna e flora específicos do cerrado mais alto do país, protegendo inclusive o ponto culminante do Planalto Central.

Em 11 de maio de 1972 o Parque teve seus limites reduzidos a 171.924 hectares, a partir de diagnósticos realizados por uma comissão do Ministério da Agricultura:  “ Dada a extensão do Parque, a comissão não teve oportunidade de visitar a parte florestal, onde a mata e a fauna Amazônica complementam a paisagem, tornando o Parque bastante variado.   No entanto, sugerimos um reexame da aérea na parte da Chapada dos Veadeiros, em vista do problema econômico e social advindo da criação do Parque, sem a devida aquisição de terras. Isso vem acarretando a diminuição das atividades agropecuárias e mineiras, tornando difícil a vida da população rural e a sobrevivência econômica do município de Alto Paraíso, hoje reduzido a área da cidade pelo decreto de criação do Parque.” (Luiz Lima, 2004).

Nove anos depois, em 1981, o Parque foi novamente reduzido, ficando restrito a 65 mil hectares, por conta do Projeto “Agropecuários Alto Paraíso”, apresentado pelo Governo de Goiás, solicitando, na época, a passagem da rodovia GO-239 entre o Morro da Baleia e o Morro do Buracão.

Em 2001 foi reconhecido como Sitio do Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, e teve sua área  ampliada  para 235. 000 Ha. Entretanto, o Decreto de ampliação foi suspenso em 2003 pelo Supremo Tribunal Federal, por falhas no processo e consulta pública, voltando à área definida em 1981.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também