Incêndio destrói 120 hectares da área de proteção ambiental da Chapada

O local é definido como uma área prioritária para conservação, com rica biodiversidade

Postado em: 29-08-2022 às 08h10
Por: Daniell Alves
Imagem Ilustrando a Notícia: Incêndio destrói 120 hectares da área de proteção ambiental da Chapada
O corpo de bombeiros foi acionado na manhã do último sábado (27) | Foto: Divulgação

Um incêndio em uma área de proteção ambiental na Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, destruiu uma área  equivalente a 125 campos de futebol. O corpo de bombeiros foi acionado na manhã do último sábado (27) para controlar as chamas. Segundo a corporação, o incêndio foi controlado.

Segundo o site da Secretaria de Meio Ambiente, a Área de Preservação Pouso Alto ocupa aproximadamente 2,36% da área estadual. O local é definido como uma área prioritária para conservação, com rica biodiversidade, mas extremamente ameaçado devido a pressão que sofre da expansão agropecuária no nordeste goiano, ainda segundo a pasta.

A área atingida pelo incêndio foi de cerca de 124,7 hectares, o que equivale a cerca de 150 campos de futebol. As atenções de bombeiros e brigadistas para a região estão redobradas por conta do período seco e com temperaturas elevadas.

Continua após a publicidade

No ano passado, a Chapada dos Veadeiros enfrentou vários incêndios no período mais seco do ano.

A administração do local é de responsabilidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). De acordo com o instituto, equipes do parque e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) também estão em vigilância para garantir a extinção de todos os focos.

552 incêndios em um ano

Em 2020, foram registrados 552 focos de incêndio nos oito municípios que compõem a Microrregião da Chapada dos Veadeiros, segundo o Banco de Dados de Queimadas (BDQ), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). De janeiro até setembro deste ano, já são 609 focos. Diante de tantos incêndios, seria comum a expectativa por um número razoável de investigações sobre os possíveis culpados e causas.

Também em 2020, entretanto, foram instaurados somente quatro inquéritos policiais referentes a incêndios em vegetação na região, e apenas um inquérito com autoria apontada pelas autoridades e investigações policiais de Goiás foi enviado ao Judiciário.

Em setembro de 2021, cerca de 18,600 hectares da vegetação do parque foram destruídos em um incêndio. 

Conheça a Chapada

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi criado em 11 de Janeiro de 1961, pelo então presidente Juscelino Kubitschek. Originalmente criado com o nome de Parque Nacional do Tocantins, tinha 625 mil hectares de área protegida. Foi criado para proteger áreas de enorme beleza, recursos hídricos, fauna e flora específicos do cerrado mais alto do país, protegendo inclusive o ponto culminante do Planalto Central.

Em 11 de maio de 1972 o Parque teve seus limites reduzidos a 171.924 hectares, a partir de diagnósticos realizados por uma comissão do Ministério da Agricultura:  “ Dada a extensão do Parque, a comissão não teve oportunidade de visitar a parte florestal, onde a mata e a fauna Amazônica complementam a paisagem, tornando o Parque bastante variado.   No entanto, sugerimos um reexame da aérea na parte da Chapada dos Veadeiros, em vista do problema econômico e social advindo da criação do Parque, sem a devida aquisição de terras. Isso vem acarretando a diminuição das atividades agropecuárias e mineiras, tornando difícil a vida da população rural e a sobrevivência econômica do município de Alto Paraíso, hoje reduzido a área da cidade pelo decreto de criação do Parque.” (Luiz Lima, 2004).

Nove anos depois, em 1981, o Parque foi novamente reduzido, ficando restrito a 65 mil hectares, por conta do Projeto “Agropecuários Alto Paraíso”, apresentado pelo Governo de Goiás, solicitando, na época, a passagem da rodovia GO-239 entre o Morro da Baleia e o Morro do Buracão.

Em 2001 foi reconhecido como Sitio do Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, e teve sua área  ampliada  para 235. 000 Ha. Entretanto, o Decreto de ampliação foi suspenso em 2003 pelo Supremo Tribunal Federal, por falhas no processo e consulta pública, voltando à área definida em 1981.

Veja Também