Goiânia registra 21 novos casos de varíola dos macacos, diz SES-GO
Com os dados recentes, o total de contaminados, em território goiano, cresceu para 210
Por: Ana Bárbara Quêtto

Goiás registrou 21 novos casos da varíola dos macacos, segundo boletim da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES), divulgado nesta segunda-feira (29/8).
Com os dados recentes, o total de contaminados, em território goiano, cresceu para 210. Os doentes têm entre 9 e 64 anos.
Ainda de acordo com o documento, apenas três pacientes são mulheres. Além disso, o estado soma 387 casos suspeitos de monkeypox – termo científico da doença – conforme a SES – GO.
Já no Brasil, o Ministério da Saúde informa que são mais de 4,4 mil casos confirmados, sendo a grande maioria no Estado de São Paulo.
Leia também: Anvisa aprova importação de vacina contra varíola dos macacos
Sintomas
Os sintomas mais comuns podem ser febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas gânglios (linfonodos) inchados, calafrios e exaustão. Assim, há possibilidades de confundir a Varíola dos Macacos com uma gripe, por exemplo.
Já as erupções cutâneas na pele passam por etapas. Em um primeiro momento podem parecer sífilis, ou varicela. Após a vermelhidão, elas ganham volume e foram-se bolhas. Por fim, criam cascas.
Leia também: Dono passa varíola dos macacos para cachorro; saiba os sintomas e tratamento do animal
Tratamento
Ainda não há um tratamento específico para a Varíola dos Macacos, mas os quadros clínicos costumam ser leves.
O risco de agravamento ocorre em pessoas imunossuprimidas com HIV/aids, leucemia, linfoma, metástase, transplantados, pessoas com doenças autoimunes, gestantes e crianças com menos de 8 anos.