Centro veterinário público faz 60 atendimentos por dia em Goiânia

O atendimento foca em casos de baixa complexidade e que não ofereçam risco imediato à vida do animal, como o caso de algumas doenças de evolução lenta

Postado em: 30-08-2022 às 07h39
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Centro veterinário público faz 60 atendimentos por dia em Goiânia
O atendimento foca em casos de baixa complexidade e que não ofereçam risco imediato à vida do animal, como o caso de algumas doenças de evolução lenta | Foto: Secom

O Centro de Saúde e Bem-Estar Animal registrou 60 atendimentos no mês de agosto, o triplo de atendimentos ambulatoriais em relação ao mês anterior. Em julho de 2022, foi registrado em média 20 atendimentos diários de forma totalmente gratuito. Localizado no Jardim Balneário Meia Ponte, em Goiânia, o atendimento é voltado para pets de famílias em vulnerabilidade social.

O atendimento ambulatorial é a prestação de serviço veterinário em casos de baixa complexidade e que não ofereçam risco imediato à vida do animal, como o caso de algumas doenças de evolução lenta.

Leia também: Goiânia lança campanha para estimular adoção de cães e gatos abrigados no Centro de Zoonoses

Continua após a publicidade

Os médicos veterinários do Centro realizam a investigação de doenças, por meio de solicitação de exames complementares e laboratorial/ou imagem, acompanhamento de tratamentos, administração de medicamentos para controle de dor, febre, vômito, administração de anti-inflamatórios, antibióticos e complexo vitamínico, além da correção de desidratação leve a moderada, e pequenos curativos e suturas com uso de sedação e anestésico local.

Conforme a legislação, pela resolução n° 1.275 de 25 de junho de 2019, os ambulatórios veterinários não podem realizar anestesia geral e /ou procedimento cirúrgico e internação. No entanto, no Centro pode utilizar sedativos e tranquilizantes, combinados com anestésicos locais para contenção do animal.

Atendimento

Inaugurada em 2020, a unidade presta atendimento ambulatorial a animais encaminhados por protetores independentes, Organizações Não Governamentais (ONGs) e pessoas em situação de vulnerabilidade social inscritas no CadÚnico.

O Centro de Saúde e Bem-Estar Animal está localizado na Avenida José Martins Guerra, no Jardim Balneário Meia Ponte, e o telefone para contato é o (62) 3291-2202.

Leia também: Pátio do Centro de Zoonoses de Goiânia permanece abandonado

Veja Também