Goiânia é destaque entre as capitais no Índice de Desenvolvimento da ONU

Capital possui o dobro do que o pontuado como ideal pelo IDSC em postos de trabalho, mostrando vocação rumo à ‘’ Cidade Inteligente’’

Postado em: 30-08-2022 às 11h31
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiânia é destaque entre as capitais no Índice de Desenvolvimento da ONU
Em Indústria, Inovação e Infraestrutura, a capital se destaca no montante de investimento em infraestrutura | Foto: Reprodução

Goiânia ocupa a 5º posição entre as capitais, sendo destaque em indústria, inovação, infraestruturas, energias renováveis e percentual de esgoto tratado. A pesquisa é realizada pelo Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC), ferramenta elaborada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O IDSC foi desenvolvido para medir o quanto cada cidade avançou na Agenda 2030 e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável proposto para os países membros. O índice de acesso à energia elétrica, é uma das métricas para traduzir a pouca vulnerabilidade energética. Em Goiânia, 99,7% dos domicílios já possuem acesso à energia elétrica.

Outro destaque da capital foi o percentual de empregos relacionados à tecnologia. A prefeitura de Goiânia, explica que a capital possui o dobro do que o pontuado como ideal pelo IDSC em postos de trabalho, mostrando vocação rumo à ‘’ Cidade Inteligente’’.

Continua após a publicidade

De acordo com a pesquisa, Goiânia também avançou na utilização de energia solar fotovoltaica, sendo a 6ºcapital do país em potência instalada deste tipo de matiz energética. Em Indústria, Inovação e Infraestrutura, a capital se destaca no montante de investimento em infraestrutura.

Índice de Desenvolvimento Sustentável

Dos dezessete objetivos de desenvolvimento sustentável, Goiânia ainda precisa atingir alguns palanques, como a erradicação da fome. Outro fator que pode ajudar o índice da capital a crescer, é melhorar a integração com os municípios da região metropolitana, conforme o objetivo de cidades e comunidades sustentáveis.

Veja também: Sem dinheiro para comprar figurinhas, menino faz o seu próprio álbum da Copa do Mundo

Veja Também