“Me desliguei de mim”, diz turista que desapareceu por quase 30 horas na Chapada dos Veadeiros

Apesar das horas sem se hidratar, Simone estava em boas condições de saúde ao ser encontrada

Postado em: 30-08-2022 às 12h33
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: “Me desliguei de mim”, diz turista que desapareceu por quase 30 horas na Chapada dos Veadeiros
Apesar das horas sem se hidratar, Simone estava em boas condições de saúde ao ser encontrada | Foto: Reprodução

O caso da turista desaparecida por cerca de 30 horas na Chapada dos Veadeiros teve um final feliz na última segunda-feira (29/8). Simone de Carvalho dos Santos, de 44 anos, foi resgatada pelo Corpo de Bombeiro na região da Cachoeira dos Anjos e Arcanjos, em Alto Paraíso de Goiás. Apesar das horas sem se hidratar, Simone estava em boas condições de saúde ao ser encontrada.

Ela disse ter ido para Alto Paraíso passar as férias, quando resolveu conhecer a cachoeira com três amigas. “Descuidei, porque eu não vim preparada para trilha. Vim com sacolinha de plástico, sem água, deixei água na bolsa das amigas, mas a trilha é simples, tranquila, com sinalizações”, comentou.

Leia também: Turista que desapareceu na Chapada dos Veadeiros é encontrada

Continua após a publicidade

A mineira de Belo Horizonte conta que se separou por um breve momento para observar a paisagem e conta que quando percebeu já estava longe de seu grupo. Ela afirma que ainda conseguiu ficar com um outro grupo de pessoas, mas também se perdeu.

“Eu iria primeiro à cachoeira. Estava a 500 metros, porém, não sei o que aconteceu. Tive sensação de apagão. Fui andando, não sei o que houve e, em algum momento, me desliguei de mim. Na hora que vi, estava no meio da mata fechada e completamente perdida”, contou.

Ela fez um vídeo contando a situação e agradeceu ao Corpo de Bombeiros. Assista:

Imagens: Divulgação/CBM-GO

​Dicas: o que fazer para evitar ficar perdido na trilha?

Independentemente do nível de habilidade ou de experiência, alguns cuidados são fundamentais ao se fazer trilhas turísticas. Em primeiro lugar, é necessário manter a calma em caso em momentos inesperados.

Entrar em desespero tende a piorar a situação, levando a pessoa a tomar más decisões. A dica é respirar fundo, manter a calma e procurar manter os pensamentos positivos. Eles ajudam a encontrar soluções.

O segundo passo é encontrar um local adequado para aguardar resgate. Se estiver perdido, o melhor que pode fazer é permanecer no local. As buscas vão começar pela última referência onde você foi visto. Por isso, é importante não ficar andando sozinho e nem tentar achar o caminho de volta. Além de ser perigoso, por não conhecer o caminho, corre-se o risco de se afastar mais ainda da trilha.

Para facilitar a sua localização pela equipe de resgate, outra dica é criar um sinal com galhos ou uma fogueira. Se for possível, abra uma clareira para deixar seu sinal mais visível. A fogueira pode ser feita mesmo de dia, pois a fumaça é um ótimo sinal.

Economizar recursos também é importante. Por não saber quanto tempo o socorro pode levar, é importante economizar água e comida disponíveis. Caso perceba que os seus suprimentos irão acabar antes do resgate chegar, procure por frutas silvestres e água — lembre-se de ingerir apenas as frutas que realmente conhece.

Veja Também