Incêndio que destruiu área equivalente a 150 campos de futebol em parque de Goiânia é controlado

O fogo foi controlado pelo Corpo de Bombeiros de Goiás, em conjunto com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás

Postado em: 04-09-2022 às 10h39
Por: Ana Bárbara Quêtto
Imagem Ilustrando a Notícia: Incêndio que destruiu área equivalente a 150 campos de futebol em parque de Goiânia é controlado
O fogo foi controlado pelo Corpo de Bombeiros de Goiás, em conjunto com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás | Foto: Reprodução

O incêndio que destruiu 120 hectares, às margens da GO-080, foi contido na madrugada deste domingo (4/9). As chamas atingiram parte do Parque Ecológico João Leite e algumas chácaras próximas ao local, segundo os bombeiros.

O tenente-coronel Fernando Caramaschi explica que a área arruinada do parque deve ser avaliada ainda neste domingo (4/9). O monitoramento do local permanecerá durante todo o dia.

“Ao todo, o Parque Estadual João Leite possui mais de 2800 hectares. Nossas equipes confinaram o incêndio e não permitiram que ele se espalhasse para outras áreas do parque”, disse Caramaschi ao G1.

Continua após a publicidade

Leia também: Incêndio destrói 120 hectares da área de proteção ambiental da Chapada

O fogo foi controlado pelo Corpo de Bombeiros de Goiás, em conjunto com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás. Com baldes de água, moradores da região também ajudaram no combate contra as chamas.

“O trabalho ficou ainda mais difícil com vento, que espalhou o fogo. As altas temperaturas e a baixa umidade relativa do ar também dificultaram o trabalho”, afirmou o Corpo de Bombeiros.

A área destruída equivale a 150 campos de futebol. Segundo o site da Secretaria de Meio Ambiente, a Área de Preservação Pouso Alto ocupa, aproximadamente, 2,36% da área estadual.

Além disso, a região é definida como uma área prioritária para conservação, já que possui rica biodiversidade, mas, ao mesmo tempo, sofre pressão devido a expansão agropecuária no nordeste goiano, conforme a pasta.

Leia também: Incêndio atinge 125 hectares de área de preservação próxima à Chapada dos Veadeiros

Veja Também