Moradores da região leste reclamam da demora na entrega de ponte que caiu a 110 dias

Enquanto isso os motoristas que transitam pela região usam um desvio que foi feito pela Seinfra

Postado em: 05-09-2022 às 07h59
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Moradores da região leste reclamam da demora na entrega de ponte que caiu a 110 dias
Moradores estão utilizando um desvio provisório há mais de 90 dias para conseguir transitar pelos dois bairros que a ponte faz ligação | Foto: Wagner Pereira

Toda a estrutura da ponte sobre o Córrego Água Limpa, na altura da Avenida Acary Passos, no Residencial Vale do Araguaia, em Goiânia, foi rompida após as fortes chuvas que caíram na capital em abril deste ano. Como a ponte cedeu, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) decidiu que o mais seguro seria realizar uma obra de reconstrução no local. 

Na época, a previsão de conclusão era de 90 dias para construção, ou seja, até o dia 19 de agosto. Mas isso não aconteceu e já se passaram 4 meses. Enquanto isso, os motoristas que transitam pela região usam um desvio que foi feito pela Seinfra enquanto a obra não é concluída. Mas a situação da passagem é crítica, e os moradores reclamam que o local está cheio de buracos.

“É insuportável ter que passar por aqui todos os dias. Realmente esse desvio que a prefeitura fez foi bom, porque diminuiu muito o trajeto que teríamos que fazer caso isso aqui não existisse. Mas o certo é entregar logo essa ponte, porque o local é muito estreito”, afirmou a manicure Aline Furtado, que mora e trabalha pela região há mais de 12 anos.

Continua após a publicidade

Muitos motociclistas têm reclamado, porque o desvio não tem massa asfáltica e está cheio de buracos, o que pode provocar acidentes na hora de fazer essa travessia. “O descaso é muito grande para a gente que paga imposto da forma correta, mas não vê os benefícios retornando quando precisamos”, desabafou o motociclista e entregador Igor Leal.

Além da falta de infraestrutura correta, o alto número de veículos que circulam pelo local levanta poeira, que acaba indo diretamente para as casas do setor. A Arminda Antônia mora bem na divisa do Vale do Araguaia com o Jardim Novo Mundo, e todos os dias têm que varrer o quintal e jogar um pouco d’água para amenizar a poeira.

“Eu tenho 69 anos, e como tenho fibromialgia e artrite é meio difícil fazer isso diariamente. Mas se eu não fizer ninguém faz, e viver no meio da sujeira não é bom” relatou Arminda. “Eu acho que quando eles terminarem a ponte vai melhorar, porque antes não era toda essa bagunça que está agora, e a casa da gente sujava bem menos”, completou.

O líder comunitário da associação de moradores do Jardim Novo Mundo informou que os maquinários tinham sido retirados do local, e que a prefeitura parece ter esquecido da região. “Essa ponte sobre o córrego Água Limpa ainda não foi feita, eles fizeram um desvio, como uma espécie de ponte provisória, e deixaram o local. O que todos os moradores querem é saber se teremos ou não uma ponte digna aqui no setor”, indagou Nilton Barriga.

Em nota, a Seinfra respondeu que a obra de reconstrução da ponte da Avenida Acary Passos, no Residencial Vale do Araguaia, está em andamento, porém teve um atraso com a chegada dos materiais necessários. 

“Já foi executada a laje de fundo, foram colocadas as aduelas e rejuntadas, e hoje estamos executando as alas do bueiro para finalizar com o aterro e pavimentação do mesmo. A previsão é de que as obras sejam concluídas em 50 dias. A Seinfra reforça que a população pode sempre encaminhar reclamações e solicitações pelo aplicativo Prefeitura 24h”, informou.

O jornal OHoje seguirá acompanhando o andamento das obras na ponte da região leste, que de acordo com a previsão informada pela Seinfra, deve ser entregue até a primeira quinzena do mês de outubro.

Veja Também