ETE Cruzeiro do Sul vai virar parque

Antiga estação de tratamento de Esgoto em Aparecida dará lugar à parque ambiental

Postado em: 12-01-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: ETE Cruzeiro do  Sul vai virar parque
Antiga estação de tratamento de Esgoto em Aparecida dará lugar à parque ambiental

Gabriel Araújo*

Continua após a publicidade

Pouco mais de seis meses após a desativação da Estação de tratamento de Esgoto Cruzeiro do Sul, no Jardim Maria Inês, em Aparecida de Goiânia, a área será transformada em um parque ambiental. Na noite da última quarta-feira (10), foi realizada uma audiência pública para discutir a utilização da área. Durante o encontro, foi discutida a implantação de um Horto Florestal e a declaração do local como área de interesse ambiental.

Os projetos para transformação e revitalização da área serão elaborados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) em parceria com a Saneago, antiga gerenciadora do local e serão apresentados ainda este ano ao governo municipal, dentre as propostas está a construção de um parque para lazer com pista de corridas e academia ao ar livre.

Mudança 

A antiga Estação de tratamento de Esgoto (ETE) Cruzeiro do Sul, em Aparecida de Goiânia, foi desativada no fim do primeiro semestre do ano passado após mais de 30 anos em funcionamento devido à construção de uma nova unidade de tratamento, que deve atender mais de 150 mil habitantes da região.

De acordo com o presidente da Saneago na época, Jalles Fontoura, a transferência dos resíduos sanitários é a primeira etapa do processo de desativação. “Os efluentes já estão sendo desviados para a nova estação, que conta com uma melhor tecnologia para o tratamento de esgoto”, completou.

Ainda segundo Fontoura, um estudo socioambiental é necessário, para definir alternativas para a desativação das lagoas, retirada dos resíduos da estação e recuperação da área, causando o mínimo de impacto ao meio ambiente.

A nova Estação de Tratamento Santo Antônio, localizada próximo ao Aterro Sanitário de Aparecida de Goiânia, está sendo construída desde meados de 2013 e teve sua primeira etapa finalizada em dezembro de 2016. Com o fim da primeira etapa, a obra tem capacidade de tratamento de aproximadamente 400 litros de esgoto sanitário por segundo.

ETE Cruzeiro do Sul

A Estação de tratamento de Esgoto (ETE) Cruzeiro do Sul foi construída para atender 18 mil habitantes, mas chegou mais de 60 mil nos últimos anos de funcionamento. A estação era fonte de transtornos à população local, que reclamava do odor gerado, dos riscos à saúde e da desvalorização imobiliária que a unidade causava.

De acordo com o secretário de meio ambiente, Ezízio Barbosa, a área é considerada de interesse ambiental. “Concordamos que toda a região que compõe o início do Córrego Almeida seja considerada de interesse ambiental, ou seja, o uso é privado, mas a utilização é restrita. O córrego é importante para o meio ambiente do município e preservar suas nascentes trará resultados positivos para toda a sociedade”, concluiu Ezízio.

Segundo um vereador do município, a mudança é importante para a revitalização da região. “Queremos saber quais os benefícios que eles gostariam de ter na região, porque ao longo de muitos anos a estação de tratamento de esgoto foi motivo de muitos transtornos para a população”, completa o vereador. (Gabriel Araújo é estagiário do jornal O Hoje sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian) 

Veja Também