Cuidado: golpistas afirmam ter “contato quente” no Serasa para retirar dívidas

Para enganar os consumidores, os criminosos usam páginas na internet que nada têm a ver com a área de finanças, como lojas ou mercados

Postado em: 08-09-2022 às 15h21
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Cuidado: golpistas afirmam ter “contato quente” no Serasa para retirar dívidas
Para enganar os consumidores, os criminosos usam páginas na internet que nada têm a ver com a área de finanças, como lojas ou mercados | Foto: Reprodução

Um novo golpe apelidado de “Contato Quente” tem causado prejuízo a consumidores ao oferecer vantagens como retirar as pendências do CPF na Serasa. Os golpistas mentem ao afirmar que conhecem um funcionário da Serasa que pode praticar fraudes mediante pagamento.

Para enganar os consumidores, os criminosos usam páginas na internet que nada têm a ver com a área de finanças, como lojas ou mercados. Depois de convencerem as vítimas, enviam boletos de cobrança pelo serviço que fingem ter realizado. Ao receber o dinheiro, os estelionatários somem sem deixar rastros.

Leia também: Influenciadora tailandesa dá golpe de R$ 283 milhões em seguidores e foge após ser descoberta

Continua após a publicidade

Páginas falsas são retiradas do ar

Levantamento da própria Serasa aponta que entre maio e junho deste ano houve um aumento de 190% nas menções de “Contato Quente na Serasa” na internet. Desde setembro de 2020, a empresa conseguiu que as plataformas de redes sociais retirassem do ar 1.585 páginas na internet que aplicavam esse tipo de golpe com o uso indevido do nome da Serasa.

Somente de janeiro a julho deste ano, foram eliminadas 291 páginas criadas por golpistas. Em contato permanente com os administradores da Meta (Facebook e Instagram), a Serasa tenta desestimular a criação de páginas fakes, mas como os estelionatários costumam ser ágeis na produção de fraudes, a empresa recomenda atenção redobrada do público.

O Serasa alerta sobre cuidados a serem tomados frente contatos de possíveis golpistas:

– Eventuais pendências de débito junto à Serasa só podem ser retiradas após o pagamento da dívida ao credor e não há cobrança alguma de taxa para isso;

– O aumento da pontuação do Serasa Score depende de uma metodologia técnica que analisa o histórico e o atual comportamento financeiro do usuário. Não há possibilidade de a pontuação ser manipulada.

– Outro método usado pelos fraudadores do Contato Quente é vender o Manual do Score, documento que a Serasa disponibiliza gratuitamente em seu site para todos os usuários interessados em consultá-lo.

Veja Também