Ipê mais antigo de Goiânia pode ser tombado como patrimônio histórico da capital

O ipê deverá ser tombado pela Câmara Municipal de Vereadores, após incentivo da Prefeitura de Goiânia

Postado em: 08-09-2022 às 18h42
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Ipê mais antigo de Goiânia pode ser tombado como patrimônio histórico da capital
O ipê deverá ser tombado pela Câmara Municipal de Vereadores, após incentivo da Prefeitura de Goiânia | Foto: Divulgação

O Ipê considerado mais antigo de Goiânia em breve pode ser tombado como patrimônio histórico da capital. Com idade estimada de 70 anos, a árvore está localizada em frente ao estacionamento do Parque Mutirama, no Setor Central, e esbanja beleza com flores amarelas cobrindo a copa e o chão.

A Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) destaca que quem quiser observar a espécie precisa se apressar, já que a florada dura somente cinco dias. O ipê deverá ser tombado pela Câmara Municipal de Vereadores, após incentivo da Prefeitura de Goiânia.

O processo já foi enviado para a Secretaria Municipal de Cultura (Secult), com um relatório da Amma justificando a proposta. “Tombar o Ipê como patrimônio é reforçar a relevância ambiental e sociocultural de exemplares que fazem parte da história da cidade, garantindo, ainda, sua preservação”, defende o presidente da Amma, Luan Alves.

Continua após a publicidade

Leia também: Pitdogs passam a ser considerados patrimônio histórico e cultural

Gameleira

Goiânia já tem uma árvore tombada como patrimônio histórico, trata-se da Gameleira da Avenida Goiás Norte com a Avenida Nerópolis, na Região Norte da capital, no canteiro central por onde passará o Bus Rapid Transit (BRT).

A Gameleira foi tombada conforme a Lei Municipal nº 9.566, de maio de 2015, que declarou a árvore Patrimônio Histórico e Cultural do Município de Goiânia.

Veja Também