Goiás tem novo alerta de perigo para baixa umidade do ar, que pode chegar abaixo de 12%
Segundo a chefe do Inmet Goiás, Elizabete Alves Ferreira, a umidade pode variar entre 8% e 12%
O Instituto Nacional de Meteorologia em Goiás (Inmet) fez um novo alerta para a umidade do ar abaixo de 12% no estado. Goiânia registrou 10%, nesta segunda-feira (12/9).
Segundo a chefe do órgão em Goiás, Elizabete Alves Ferreira, a umidade pode variar entre 8% e 12%. Ela conta, também, que a variação começou na tarde desta segunda-feira.
As chuvas constantes devem ter início somente na segunda quinzena de outubro, mas, podem acontecer chuvas isoladas e chuvisco na próxima segunda-feira (19/9), em Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital.
Leia também: Goiânia está em estado de alerta devido à baixa umidade do ar
“É uma possibilidade pequena de 20% a 30%, mas existe a chance. Ou seja, pode ocorrer uma possível melhora da umidade”, ressalta Elizabete.
A chefe explica que além da massa de ar de seco – que já ocorre no estado – há também uma subsistência de ar seco de altitude. Isso representa um movimento de descida do ar seco superior para a superfície, assim, o ar fica mais seco do que já estava.
“No dia 5 de setembro também foi registrada essa umidade de 10% e hoje se repete. Por conta disso, é necessário seguir orientações médicas de tomar muito líquido, evitar exercícios físicos das 10h às 16h, usar umidificador, toalha molhada, balde de água e protetor solar”, disse ela.
Onda de calor
O instituo informa que há, ainda, um alerta para uma onda de calor, para até a próxima quinta-feira (15/9), que ocorre quando há um aumento da temperatura superior a 5ºC na média da temperatura. Em Goiânia, por exemplo, a média é de 31ºC e está com 38ºC.
O estado também pode registrar altas temperaturas no interior como: 40ºC em Aragarças, Cidade de Goiás, São Miguel do Araguaia e Porangatu, que pode chegar a 41º.