Quinta-feira, 28 de março de 2024

Clima seco deve continuar em Goiás até o fim do mês

A Região Oeste, por exemplo, pode registrar 40° C e umidade do ar chegar aos 10%

Postado em: 13-09-2022 às 08h53
Por: Daniell Alves
Imagem Ilustrando a Notícia: Clima seco deve continuar em Goiás até o fim do mês
O tempo seco nas regiões leste, sudoeste, central e sul as temperaturas são um pouco menores | Foto: Reprodução

A previsão para os próximos dias ainda é de muito calor em Goiás, aponta a previsão do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo). A Região Oeste, por exemplo, pode registrar 40° C e umidade do ar chegar aos 10%. Na Região Norte, os habitantes também devem sofrer com o calor, podendo chegar a 39° C. 

Já nas regiões leste, sudoeste, central e sul as temperaturas são um pouco menores. Contudo, a previsão aponta que serão elevadas, com umidade do ar na casa dos 12%. De acordo com o Cimehgo, a umidade relativa do ar pode chegar a até 10%. Com isso, Goiás atinge índices mais baixos do que os desertos ao redor do mundo. 

Se for comparar com o Saara, esse percentual costuma ficar entre 14% e 20%. O cenário fez com que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitisse um alerta de perigo para o estado, que deve permanecer até o fim de setembro. 

Continua após a publicidade

Com o acirramento da estiagem, o tempo seco e as altas temperaturas têm formado uma espécie de bloqueio para a aproximação de frentes frias. As últimas chuvas prolongadas ocorreram há cerca de 150 dias no Estado. “Estamos com alerta para Estado de umidade baixa variando entre 20% e 12% mais ao norte do Estado e de 20% a 30% no restante.

Atuação de uma massa de ar seca no centro-norte do Estado, com rápida passagem de instabilidade no sudoeste do Estado. Isto irá elevar a umidade um pouco mais”, pontua a chefe regional do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Elizabete Alves. 

Período da tarde 

O Inmet informa que o perigo maior das altas temperaturas e baixas umidades é durante a tarde. Isto porque é no período vespertino que as temperaturas estão mais altas e a umidade relativa do ar cai cada vez mais. “Para lidar com o clima quente e seco, a recomendação é beber bastante água, evitar atividades físicas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. Além disso, usar hidratante para a pele é essencial”, alerta.

Recomendações 

Como medida preventiva, técnicos da Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Semad) solicitam da população cuidado para que não surjam novos focos de queimadas, uma vez que temperaturas altas e umidade relativa do ar muito baixa são cenários favoráveis ao surgimento de novos focos. 

Isto porque a exposição ao calor causa sintomas graves como insolação, condição que causa desmaios, assim como pele seca e quente, devido à incapacidade do corpo de controlar altas temperaturas, informa a Organização Mundial da Saúde (OMS). A maioria das mortes relacionadas ao calor se deve ao agravamento das condições cardiopulmonar, renal, endócrina e psiquiátrica.

Veja Também