Hugo faz captação de órgãos em vitima de acidente de trânsito para beneficiar pacientes na fila do transplante

O doador tinha 40 anos e foi vítima  de uma acidente de trânsito

Postado em: 21-09-2022 às 11h07
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Hugo faz captação de órgãos em vitima de acidente de trânsito para beneficiar pacientes na fila do transplante
Para a captação dos órgãos foi reunido seis profissionais em cada sala de cirurgia | Foto: Divulgação/ Hugo

O Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo), em Goiânia, fez a captação de órgãos de um paciente para transplante. O diretor técnico da unidade, contou que o doador tinha 40 anos e foi vítima  de uma acidente de trânsito. 

A força-tarefa para a captação dos órgãos reuniu em média seis profissionais em cada sala de cirurgia. Segundo o hospital, o coração será enviado para São Paulo de helicóptero até o aeroporto. O fígado vai para o Distrito Federal e os rins e as córneas ficarão em Goiás. 

“É uma equipe para cada órgão, a depender do destino. A equipe vem do local onde será o transplante. Os outros que ficaram em Goiás serão retirados pela nossa equipe”, explicou o diretor. 

Continua após a publicidade

O profissional explica ainda, que em 2022, o Hugo realizou 13 captações de órgãos para transplantes. Até o mês de junho, foram vinte e quatro rins, oito fígados, dois pulmões, três pulmões e catorze córneas. 

Apesar do sucesso nas captações e doações, o hospital alertou sobre o medo dos responsáveis das pessoas internadas em autorizar a doação. O maior desafio é sensibilizar a família dos pacientes.

Cada órgão, demanda um cuidado e um tempo para ser transplantado. O pulmão, o coração e o pâncreas, devem ser transplantados em um prazo máximo de 4 a 6 horas. O fígado até 6 horas; e o rins e as córneas, conseguem ser transplantados de 24h há 14 dias.

Veja Também