Moradores e comerciantes reclamam do abandono da Praça Boaventura na Vila Nova

Moradores e comerciantes reclamam que desde a revitalização, poucas vezes a viram alguma ação de conservação do patrimônio.

Postado em: 22-09-2022 às 13h26
Por: Redação
Moradores e comerciantes reclamam que desde a revitalização, poucas vezes a viram alguma ação de conservação do patrimônio. | Foto: Vinicius Marques

A Praça Vereador Boaventura Moreira de Andrade, uma das mais antigas da capital, situada no coração do Setor Leste Vila Nova, vem sofrendo com o abandono da prefeitura. Moradores e comerciantes reclamam que desde a revitalização, poucas vezes a viram alguma ação de conservação do patrimônio. Não apenas o lixo acumulado no local incomoda moradores, mas toda a vegetação da praça está destruída e resta apenas a terra onde deveriam haver flores ou área verde.

A praça abriga muitos comércios da região, tem recebido uma feira aos domingos à noite, abriga quiosques de Pit-dog’s e o Mercado Municipal da Vila Nova. O local tem um movimento intenso durante o dia e a noite, onde moradores se reúnem, levam as crianças para brincar e animais para passear. No entanto, o descaso da prefeitura com a praça tem deixado os frequentadores da região preocupados.

Moradores relatam que a meses a coleta de lixo não é feita no local e que desde a inauguração as fontes que foram construídas dos dois lados da praça foram desativadas e servem apenas como abrigo de lixo e pessoas em situação de rua.

Continua após a publicidade

O comerciante Jamim Rivadane de Melo, que tem uma eletrônica na praça há 40 anos, afirma que por várias vezes a lugar vem sendo esquecida pelo poder público.

“Arrancaram várias árvores para colocarem fontes que só funcionaram na inauguração, plantaram flores que nunca foram regadas e o lixo fica acumulando na praça e nunca limpam”. Afirma, Jamim.

Jamim ainda explica que já sugeriu para a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) que seja feito um recuo no local para a colocação de uma caçamba de lixo, para que moradores e comerciantes depositem o lixo.

“Já fiz essa sugestão várias vezes, mas nunca nos ouvem. Se colocarem uma caçamba já diminui muito o lixo na praça, pois os moradores acabam depositando [o lixo] na calçada, por falta de um espaço adequado” explica, Jamim.

Renata Silva, 32, levava os filhos para brincar na praça, disse preferir levar os filhos em outra praça próxima, a Praça do Tamanduá, que foi reformada recentemente, mas diz que o parque de areia também está abandonado e sujo e fica impossível permitir que as crianças brinquem no local.

“Só vemos sujeira no local, não tem um cuidado, não renovam a areia e acaba ficando sem opções para o lazer na Vila Nova”, relata.

Em nota, a COMURG informou que já realizou a limpeza do local nesta quarta-feira, 21.

Leia a nota da Comurg:

NOTA – COMURG

A propósito de solicitação deste veículo de comunicação, a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) informa que já realizou os serviços demandados por moradores: conservação da Praça Vereador Boaventura Moreira de Andrade.

Por Vinicius Marques

Veja Também