Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Seco, volume do Lago Azul preocupa

Seca prejudica o turismo, principal fonte de renda da região do reservatório

Postado em: 20-01-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Seco, volume do Lago Azul preocupa
Seca prejudica o turismo, principal fonte de renda da região do reservatório

Gabriel Araújo*


O nível de água do reservatório de Emborcação, que abastece a Usina Hidrelétrica Theodomiro Santiago, é um dos menores já registrados. No início de 2015, o nível chegou a 12% do volume total e a menor taxa já registrada foi em dezembro de 2001, quando o volume chegou aos 10% do total. Segundo dados informados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), em medição realizada na última segunda-feira (15) o lago contava com 14% da capacidade total.

Continua após a publicidade

Segundo apurado, o lago já está completamente seco em algumas regiões, onde é possível avistar embarcações encalhadas e árvores de antes da criação do reservatório, no final dos anos de 1970. De acordo com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), choveu cerca de 110 milímetros nos 20 primeiros dias deste mês, o que é abaixo da média histórica para janeiro.

Para a Secretária de Turismo do município, Clícia Santos, o aumento do nível do Lago é esperado, mas ainda preocupa. “A gente vem acompanhando juntamente com a concessionária, esperamos realmente que o volume da represa aumente”, completa.

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), empresa que gerencia a Usina Hidrelétrica da região, informou que o nível do reservatório baixou em decorrência à falta de chuva e da baixa vazão dos afluentes do Rio Paranaíba. A empresa disse ainda que, para preservar o estoque de água no reservatório, reduziu a geração de energia.


Turismo

Com a queda no volume da água, o turismo, que é a principal fonte de renda para a população do município de Três Ranchos, no sudeste do Estado, fica comprometido. Segundo apurado, existe uma expectativa de queda no número de foliões para o carnaval deste ano em relação a 2017, quando cerca de 30 mil pessoas participaram das festividades na época mais movimentada da região.

O Lago Azul é a principal atração do município, que conta com diversas pousadas de luxo e atraem pessoas de todo o estado. Para um morador da região, a situação da cidade piorou nos últimos anos, quando a média de volume do lago não passou de 40% do total. 

A Usina Hidrelétrica Theodomiro Santiago teve sua construção iniciada em 1977, pela Companhia Energética de Minas Gerais S.A. (Cemig) e tem uma potência instalada de 1.192 MW, a partir de quatro unidades geradoras. Em 1982 começou a funcionar em caráter de teste e foi inaugurada oficialmente em fevereiro do ano seguinte, 1983.


Seca no Estado

O reservatório de Emborcação não é o único no Estado a sofrer com as altas temperaturas e a falta de água, o lago da usina hidrelétrica de Serra da Mesa, no norte de Goiás, passou de 27.19% da capacidade total em janeiro de 2015 para cerca de 9% no início de 2018. O nível atual do lago, que é o quinto maior do país, está 35 metros abaixo do normal, o equivalente a um prédio de 14 andares. Essa é uma das piores secas dos últimos 100 anos e afeta o fornecimento energético de diversas regiões do estado, fazendo com que a bandeira na conta de luz permaneça vermelha. (Gabriel Araújo é estagiário do jornal O Hoje sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian) 

Veja Também