Quinta-feira, 28 de março de 2024

Smartphone envia alerta sobre acidente fatal às autoridades nos EUA

A alerta rápido permitiu que os socorristas levassem uma das vítimas, uma mulher de 24 anos, ao hospital

Postado em: 05-10-2022 às 10h11
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Smartphone envia alerta sobre acidente fatal às autoridades nos EUA
A alerta rápido permitiu que os socorristas levassem uma das vítimas, uma mulher de 24 anos, ao hospital | Foto: Reprodução

Autoridades da cidade de Lincoln, em Nebraska nos Estados Unidos receberam um alerta sobre uma grave colisão neste último domingo (5/10). No entanto, a informação não foi dada por nenhum envolvido no acidente ou testemunhas no local, mas por um smartphone.

No acidente, todos os ocupantes do carro, que bateu em uma árvore, faleceram, de acordo com a Associated Press.

O aviso sobre o acidente fatal, ocorrido na madrugada, foi dado pelo celular de um dos ocupantes do automóvel. Nesse caso, entrou em ação a nova ferramenta de detecção de acidentes, uma das novidades do iPhone 14, lançado em setembro. O sistema iOS 16 detectou o impacto, e como o proprietário não respondeu à ferramenta, o telefone ligou para o serviço de emergência.

Continua após a publicidade

A alerta rápido permitiu que os socorristas levassem uma das vítimas ao hospital. No entanto, a mulher de 24 anos não resistiu aos ferimentos e morreu algumas horas depois, enquanto os outros ocupantes faleceram no local da batida, segundo a agência de notícias.

Sensores de impacto

A ferramenta de detecção de acidentes do iPhone 14 combina o novo acelerômetro de núcleo duplo do telefone com o giroscópio de alta faixa dinâmica do aparelho. O sistema também usa o barômetro para detectar mudanças de pressão do ar na cabine do carro, o GPS para identificar a alteração da velocidade e o microfone para checar ruídos típicos de colisões.

Também disponível no Apple Watch 8, o smartphone conta ainda com algoritmos de movimento otimizados. A funcionalidade verifica se o usuário está inconsciente ou incapaz de chegar ao celular. Se ele não responder aos chamados, em segundos, o telefone liga automaticamente para o serviço de emergência mais próximo.

Veja Também