Nasa envia expedição ao espaço comandada por indígena

Nicole Aunapu Mann, 45 anos, é membro da nação Wailacki, das tribos indígenas Round Valley e astronauta da Nasa da turma de 2013

Postado em: 06-10-2022 às 10h14
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Nasa envia expedição ao espaço comandada por indígena
Nicole Aunapu Mann, 45 anos, é membro da nação Wailacki, das tribos indígenas Round Valley e astronauta da Nasa da turma de 2013 | Foto: NASA

A Agencia Espacial dos Estados Unidos (Nasa) enviou, nesta quarta-feira (5/10), o foguete Falcon 9 rumo ao espaço. A missão é comandada por uma indígena e tem a bordo quatro astronautas, entre eles uma russa. É a quinta expedição que a agência envia à Estação Espacial Internacional (ISS) e a equipe tem a tarefa de realizar mais de 200 experimentos científicos, em nove meses.

Denominada de Crew-5, a missão decolou do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, e leva a comandante da missão Nicole Aunapu Mann e o piloto Josh Cassada; um astronauta da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (Jaxa), Koichi Wakata; e a cosmonauta russa Anna Kikina, que servirão como especialistas da missão.

Nicole Aunapu Mann, 45 anos, é membro da nação Wailacki, das tribos indígenas Round Valley e astronauta da Nasa da turma de 2013. Mann também é uma tenente-coronel do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos.

Continua após a publicidade

Foto: Divulgação/Nasa

Decolagem

A SpaceX, fabricante norte-americana de sistemas aeroespaciais, transporte espacial e comunicações, de Elon Musk, que construiu tanto a nave Dragon quanto o foguete propulsor. Após a decolagem, a empresa confirmou que a nave “se separou do segundo estágio do Falcon 9, que pôde ser apreciada por uma transmissão ao vivo.

Leia também: Nasa divulga novas imagens de Marte feitas pelo James Webb

Veja Também