Homem negro é preso após declarações de apoio a Lula, em Novo Gama

As cenas foram gravadas e divulgadas ontem (5/10), viralizando na redes sociais

Postado em: 06-10-2022 às 12h43
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Homem negro é preso após declarações de apoio a Lula, em Novo Gama
As cenas foram gravadas e divulgadas ontem (5/10), viralizando na redes sociais | Imagens: Reprodução

Um jovem negro morador de Novo Gama foi preso no último domingo de eleições (2/10) após fazer declarações de apoio ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT). As cenas foram gravadas e divulgadas ontem (5/10), viralizando na redes sociais.

Durante a abordagem, é possível ouvir o PM responsável pela prisão falando ao homem: “Vai gritar Lula lá na África agora”. Segundo a Guarda Civil Metropolitana (GCM), que também esteve no local, as forças de segurança haviam sido chamadas para atender uma possível ocorrência de boca de urna.

 A pessoa que gravava a prisão diz no vídeo que o homem estava sendo preso por ser eleitor do Lula. Assista:

Continua após a publicidade

Em nota, a direção do Partido dos Trabalhadores (PT) em Goiás repudiou a prisão e cobrou do governo estadual apuração dos fatos. Confira:

“Recebi com perplexidade um vídeo em que um jovem negro, da cidade de Novo Gama, é preso no dia da eleição e no vídeo o policial militar, que era acompanhado pela Guarda Municipal, diz: “vai gritar Lula lá na África agora!”

As imagens mostram cenas de racismo e violência política juntas. Ambas configuram crime e foram cometidas pelo Estado, o que é mais grave ainda.

Não vamos permitir intimidação, perseguição política e policial aos apoiadores do Lula em Goiás. Vivemos num estado democrático de direito e exigimos respeito à liberdade de escolha e expressão da população.

Exigimos do Governador Ronaldo Caiado a apuração imediata do caso, a punição dos culpados e a orientação da corporação para que novos casos como esses não se repitam em Goiás.

Orientamos nossa Assessoria Jurídica a acionar a corregedoria da PM/GO e da Guarda Municipal de Novo Gama.

A juventude quer viver e quer ser respeitada. Conte conosco. Não titubearemos na defesa das liberdades democráticas e das juventudes de Goiás“, finalizou a nota assinada pela presidenta do PT de Goiás, Kátia Maria.

Veja Também