Aumenta mortes de policiais em Goiás

De janeiro de 2015 ao final do ano passado foram registradas cerca de 23 mortes de policiais no Estado

Postado em: 26-01-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Aumenta mortes de policiais em Goiás
De janeiro de 2015 ao final do ano passado foram registradas cerca de 23 mortes de policiais no Estado

Gabriel Araújo*

Continua após a publicidade

Segundo informações da Ordem dos Policiais do Brasil, no ano passado morreram 12 policiais no estado de Goiás, o equivalente a cerca de 2% da taxa nacional, no mesmo período de 2016, somente oito mortes foram registradas. No país, foram registradas mais de 540 mortes de policiais. Mais da metade das mortes são de oficiais da Polícia Militar (PM), seguido pela Polícia Civil. 

Ainda segundo o órgão, os estados que mais matam são o Rio de Janeiro, com 30,1% das mortes, São Paulo, com 9,4%, e a Bahia, com cerca de 7% das mortes nacionais. O relatório indica um elevado numero de mortes no início dos meses de janeiro e junho, sendo o primeiro semestre o responsável pela maior parte dos casos.

Dados do Fórum Nacional de Segurança Pública, publicados no último ano indicaram que 453 policiais foram vítimas de homicídios em 2016, o que equivale a um aumento de 23,1% em relação ao ano de 2015, quando foi registrada uma queda na quantidade de mortes relativas ao ano anterior. 

Reconhecimento

No início do segundo semestre de 2017, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de Goiânia aprovou a proposta de definir no Calendário Oficial de Eventos de Goiânia o dia 21 de abril para homenagear os policiais militares, bombeiros militares, policiais civis e guardas civis metropolitanos que foram mortos em serviço.

Durante o encontro, os vereadores explicaram a importância do projeto em manter a memória dos profissionais que morreram trabalhando pela sociedade seja preservada. “É uma demonstração de reconhecimento e gratidão da população de Goiânia a esses heróis na luta contra a criminalidade e sempre prontos a proteger a sociedade”, justificou um dos vereadores.

Caldas Novas

Na terça-feira da última semana (16), três policiais ficaram feridos ao participarem de uma intervenção à uma tentativa de roubo em caldas Novas, no sul do estado de Goiás. O sargento Milton Gonçalves Calaça foi atingido na perna e teve uma fratura exposta. O sargento Alisson Alves Canedo ficou ferido na orelha. Já o soldado Helenildo Rodrigues de Lima foi baleado nas costas. A assessoria da Polícia Militar informou que os três policiais militares atingidos foram encaminhados a um hospital da cidade e passam bem.

Os cinco suspeitos de tentar roubar a casa do ex-vereador Arlindo Cardoso Dantas, mais conhecido como Arlindo Ceará, foram mortos na madrugada do mesmo dia. Após a fuga inicial eles foram encontrados pela Polícia Militar da cidade e reagiram.

Homicídios

De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás (SSPGO), em seu Painel de Dados Estatísticos, o número de homicídios caiu em cerca de 13% no Estado. Segundo informado, em 2016, mais de 2500 pessoas foram vítimas de homicídios enquanto no ano passado, foram registrados 2254 casos. O painel ainda informa que quase metade das mortes ocorreram entre as 19 horas e 2 horas da manhã. O dia mais mortal foi o domingo, que teve 467 mortes. (Gabriel Araújo é estagiário do jornal O Hoje sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian). 

Veja Também