Barragem em Minas Gerais entra em estado de alerta

A vistoria preliminar ocorreu na sexta-feira (7/10), através dos técnicos da Agência Nacional de Mineração (ANM) que estão monitorando o caso.

Postado em: 09-10-2022 às 09h29
Por: Victória Vieira
Imagem Ilustrando a Notícia: Barragem em Minas Gerais entra em estado de alerta
O fator de segurança atual é de 1.82, ou seja, superior ao mínimo exigido pela legislação, que é de 1.50 | Foto: Reprodução/ Agência Nacional de Mineração

Uma análise realizada pela empresa de mineração AngloGold Ashanti anunciou o alerta de nível 1 para uma de suas barragens, CDS II, localizada no município de Santa Bárbara, em Minas Gerais. A vistoria preliminar ocorreu na sexta-feira (7/10), através dos técnicos da Agência Nacional de Mineração (ANM) que estão monitorando o caso.

Em nota divulgada neste sábado (8), A AngloGold Ashanti alegou que a decisão do alerta segue o Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM): “Neste nível, não é necessário o acionamento de sirenes ou a evacuação da zona de autossalvamento, pois não há risco iminente de rompimento. Salientamos que as autoridades competentes estão sendo envolvidas”.

Ainda de acordo com a empresa, logo após inspeção de rotina, a equipe técnica relatou uma trinca, de centímetros de largura, na barragem, mas afirmou que esse fator é “comum em uma estrutura que passa por obras de reforço”.

Continua após a publicidade

“A mudança para nível 1 é preventiva e seguirá até a apresentação dos estudos e análises da auditoria externa especializada confirmando a segurança e estabilidade da barragem à ANM. Ressaltamos que a barragem CDS II conta com todas as licenças legais, além da declaração de condição de estabilidade emitida por auditoria externa em setembro de 2022”, informou.

No início da noite, a AngloGold Ashanti alegou que recebeu o laudo de uma empresa externa especializada de casos como este “atestando que o fator de segurança da barragem CDS II se encontra em nível acima do recomendado, o que comprova a segurança e estabilidade da estrutura.”

O fator de segurança atual é de 1.82, ou seja, superior ao mínimo exigido pela legislação, que é de 1.50. Por isso, os moradores próximos da região devem ficar atentos. Em caso de dúvidas ou informações, devem entrar em contato com o canal de relacionamento pelo telefone 0800 72 71 500.

Com informações da Agência Brasil

Veja Também