Blocos devem comprovar locação de banheiros públicos para carnaval de rua

As medidas foram seladas pelo MP e pretendem sanar queixa por parte da população repassada à entidade onde foi apontada falta de banheiros suficientes nas edições anteriores

Postado em: 27-01-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Blocos devem comprovar locação de banheiros públicos para carnaval de rua
As medidas foram seladas pelo MP e pretendem sanar queixa por parte da população repassada à entidade onde foi apontada falta de banheiros suficientes nas edições anteriores

O Ministério Público de Goiás (MP-GO) determinou ontem que blocos de carnaval comprovem locação de banheiros públicos para a realização do “Carnaval dos Amigos”, que acontece no próximo dia 3 de fevereiro. No texto, ficou estabelecido que as Agências Municipal de Meio Ambiente (Amma) e Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul) tem obrigação de garantir banheiros químicos em quantidade suficiente para atender ao público que irá participar da folia. 

As medidas foram seladas pelo MP e pretendem sanar queixa por parte da população repassada à entidade onde foi apontada falta de banheiros suficientes nas edições anteriores. Do ponto de vista cultural, afirma a instituição, o evento possui adesão de inúmeros cidadãos goianienses. Embora não tenham adquiridos os ingressos, eles vão às ruas na 3° etapa do evento e unem-se aos foliões no último trajeto. 

Continua após a publicidade

O pré-carnaval faz parte do calendário de eventos de Goiânia há 15 anos e acontecem em três etapas. A primeira é a concentração dos consumidores de cada bloco de carnaval em pontos previamente deficinidos; o segundo é o deslocamento dos blocos sob forma de cortejo, que é geralmente em trios elétricos, por vias municipais definidas; e a terceira e última etapa é o encontro de todos os blocos em pontos identificados, onde as festividades continuam. 

Segundo o MP-GO, a medida visa garantir a segurança pública durante o “Carnaval dos Amigos” e da infraestrutura básica ao público em geral, uma vez que “os blocos de carnaval são responsáveis por garantir o bem-estar de seus respectivos consumidores”. 

Festa

Tradicional festa de carnaval, o “Carnaval dos Amigos” é realizado em vários pontos de Goiânia durante os dias de folia, com presença de nomes consagrados do samba local. No ano passado, a festa teve início no mercado da 74, e entrada era gratuita. O evento carnavalesco contou com nomes como Fausto Noleto & Banda Mercado e participação de músicos dos outros blocos. 

Na última edição, a festa completou 15 anos e contou com participação de 11 blocos. Cada folião reúne-se em um espaço da cidade, geralmente a partir das 12 horas, e depois todos saem pelas ruas da capital para festejar a folia.  (Marcus Vinícius Beck é estagiário do jornal O Hoje, sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian) 

Veja Também