PCGO cumpre mandado de busca e apreensão em casa de jovem que planejava ataque à escola em Sanclerlândia

Na ação, foi apreendido com ele um smartphone com vasto material de apologia a atentados em escolas, nazismo e conteúdo de propagação de ódio

Postado em: 10-10-2022 às 18h17
Por: Ana Bárbara Quêtto
Imagem Ilustrando a Notícia: PCGO cumpre mandado de busca e apreensão em casa de jovem que planejava ataque à escola em Sanclerlândia
Na ação, foi apreendido com ele um smartphone com vasto material de apologia a atentados em escolas, nazismo e conteúdo de propagação de ódio | Foto: Divulgação

A Polícia Civil de Goiás, por meio da equipe da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos (DERCC), cumpriu um mandado de busca e apreensão em relação a um adolescente que planejava, em redes sociais da internet, um atentado na escola. O caso ocorreu em Sanclerlândia, na última sexta-feira (7/10).

Na ação, foi apreendido com ele um smartphone com vasto material de apologia a atentados em escolas, nazismo e conteúdo de propagação de ódio. O jovem, que inicialmente negou seu envolvimento, revelou seus comportamentos se deram por sofrer bullying no colégio onde estuda. 

A operação contou, ainda, com um relatório produzido pela Adidância da Agência de Investigações de Segurança Interna (Homeland Security Investigations – HSI), da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, encaminhado a essa Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos pelo Laboratório de Operações Cibernéticas da Diretoria de Operações da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Continua após a publicidade

Leia também: Quatro PMs são indiciados em caso de jovem achado morto após ser colocado em viatura

A HSI investiga prática de atos de terrorismo de alguns usuários do Instagram, “com a possível intenção de cometer atos graves de violência, incluindo massacres escolares”. Dessa forma, foi encontrado nessa rede social conversas que discutiam a “intenção de potencialmente cometer atos graves de violência contra crianças, adolescentes, mulheres e animais”, em que o adolescente participava.

Com isso, a equipe da DERCC identificou e localizou o adolescente, morador de Sanclerlândia. Em seguida, a busca e apreensão foram deferidas e cumpridas naquela cidade.

Leia também: Professor suspeito de exploração sexual de adolescentes é preso, em Anápolis

Veja Também