HMAP inaugura terapia com cavalos no Dia das Crianças em Aparecida

Os cavalos da polícia, como não poderia deixar de ser, têm atestado de saúde e estão com os exames em dia

Postado em: 11-10-2022 às 10h43
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: HMAP inaugura terapia com cavalos no Dia das Crianças em Aparecida
Os cavalos da polícia, como não poderia deixar de ser, têm atestado de saúde e estão com os exames em dia | Foto: Reprodução/Prefeitura de Bertioga

O Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP) receberá na quarta-feira (12/10), Dia das Crianças, dois cavalos da Polícia Militar de Goiás (PMGO). Eles participarão da inauguração da Terapia Assistida com Cavalos, projeto da equipe multiprofissional do hospital, formada por psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais.

Também estará presente a equipe da Ativida Equoterapia, que orienta o time do HMAP sobre como usar os animais para obter os melhores resultados de forma segura. O trabalho é voluntário.

A equipe de pediatria selecionará as crianças elegíveis para a terapia assistida com cavalos. A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, coordenada pela infectologista Fernanda Torres, também orientará a atividade de perto, desenvolvendo protocolos para a garantia da segurança dos pacientes.

Continua após a publicidade

Das 7h30 às 10h, serão realizados de quatro a seis atendimentos por cavalo e, depois, outras crianças e adolescentes serão levados pelas equipes assistenciais até o gramado do hospital, perto do heliponto, e poderão fazer carinho e dar cenoura para eles.

“O objetivo é o de humanizar cada vez mais o ambiente hospitalar, vendo o paciente de forma integral, em todas as dimensões: física, psicológica, social, religiosa. Os cavalos são uma ferramenta muito importante para isso. Trazem alegria, descontração, mas também ajudam a acessar o paciente de forma diferente e muito profunda”, diz o diretor médico, Felipe Piza, idealizador do projeto.

Leia também: Veja programação gratuita para o Dia das Crianças em Goiás

Veja Também