Prefeitura reduz testagem gratuita de Covid-19 na Capital

Nas últimas três semanas, o nível de testes positivos caiu para 2,5%

Postado em: 12-10-2022 às 07h30
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Prefeitura reduz testagem gratuita de Covid-19 na Capital
Nas últimas três semanas, o nível de testes positivos caiu para 2,5% | Foto: reprodução

Os casos de Covid-19 têm diminuído, e mesmo com grande parte da população vacinada a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) continua disponibilizando gratuitamente a testagem ampliada. Mas com a baixa procura da população, e devido à baixa positividade dos últimos exames, o órgão reduziu de 5 para 2 a quantidade de pontos de testagem na capital.

O Superintendente de Vigilância em Saúde da SMS, Yves Mauro Ternes, comenta que a positividade que na primeira semana de agosto de 2022 chegou a 22,7%, reduziu para uma média de 2,5% nas últimas três semanas, menores níveis desde o início da estratégia de testagem ampliada, que foi iniciada em agosto de 2020.

“Hoje consideramos que a Covid-19 deixou de ser pandemia e se tornou uma endemia aqui em Goiânia. Ressalto que a campanha continua a acontecer das 8h às 16h, com 3 mil testes na modalidade de tenda, com agendamento pelo site, e no formato de drive-thru, por demanda espontânea e distribuição de senhas por ordem de chegada”, destaca Yves.

Continua após a publicidade

A pasta informou que vai disponibilizar diariamente, inclusive nos finais de semana e feriados, dois pontos, sendo uma tenda e um drive. “A testagem ampliada continua sendo direcionada às pessoas com sintomas leves, ou que teve contato com caso confirmado, e tem como finalidade interromper a cadeia de transmissão do SARS-CoV-2 (coronavírus), reduzindo assim a carga da doença”, pontua o superintendente.

Monitoramento de Casos

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) divulgou que há 1.711.489 casos de doenças pelo coronavírus (Covid-19) no território goiano. No Estado, há 875.462 casos suspeitos em investigação e 356.034 casos já foram descartados. “Continuamos monitorando sistematicamente as suspeitas de novos casos”, afirma Flúvia Amorim, superintendente de Vigilância em Saúde da SES-GO. 

Para a imunização contra o novo coronavírus, a estratégia contempla o público com idade acima de 03 anos. A vacinação contempla, também, as pessoas com idade acima de 30 anos que precisam tomar a segunda dose de reforço (4ª dose), e os adolescentes de 12 a 17 anos que precisam completar o esquema vacinal com o primeiro reforço (3ª dose). Já para Influenza, a vacinação está disponível a todas as pessoas com idade acima de seis meses.

O último Boletim da SES-GO apresenta número de doses da vacina contra o coronavírus já aplicadas em todo o território goiano. Ao todo 14.986.330 já foram aplicadas, o que representa 91,51% do total de vacinas distribuídas em todo estado. 

Referente à primeira dose, foram aplicadas 5.878.204 doses das vacinas contra a Covid-19 o que representa 87,04% da população. Enquanto isso, apenas 78,4% possuem a segunda dose ou dose única. Além disso cerca de 953.812 goianos estão com a dose de reforço atrasada, e devem procurar se imunizar.

Entre as crianças de 5 a 11 anos, 56,27% já receberam uma dose da vacina. Esses dados são preliminares e coletados junto ao Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), do Ministério da Saúde.

Quem pode se vacinar:

Influenza

A vacina contra Influenza (gripe) está disponível para todas as pessoas com idade acima de seis meses. Para se imunizar, é preciso apresentar documento pessoal com foto, e comprovante de endereço. As crianças, obrigatoriamente, terão de apresentar o cartão de vacinação e um documento.

Covid-19

A vacinação contra Covid-19 está disponível para pessoas com idade acima de 03 anos, segundo os critérios estabelecidos para o recebimento das doses. As com idade acima de 30 anos ou mais, precisam completar o esquema vacinal com a aplicação da segunda dose de reforço (4ª dose), bem como os adolescentes de 12 a 17 anos, que já podem tomar o primeiro reforço (3ª dose).

Pessoas com idade acima de 12 anos precisam apresentar documento com foto, comprovante de vacinação e endereço. As crianças devem apresentar, obrigatoriamente, o Cartão de Vacinação, um documento e o comprovante de endereço. 

Os pais que não puderem acompanhar os filhos precisam preencher autorização para que outras pessoas acompanhem a criança. O documento está disponível na página do ImunizaGyn no site da Prefeitura de Goiânia (www.goiania.go.gov.br).

Veja Também