Número de voluntários na OVG aumenta 115% em quatro anos

O número representa um crescimento de 115% em relação ao período entre 2015 e 2018, quando foram 7.077 voluntários capacitados

Postado em: 19-10-2022 às 09h00
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Número de voluntários na OVG aumenta 115% em quatro anos
O número representa um crescimento de 115% em relação ao período entre 2015 e 2018, quando foram 7.077 voluntários capacitados | Foto: Aline Cabral/Secom

Mais de 15 mil voluntários foram capacitados nos últimos quatro anos para trabalhos humanitários pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). O número representa um crescimento de 115% em relação ao período entre 2015 e 2018, quando foram 7.077 voluntários capacitados.

Nessa corrente de solidariedade estão pessoas que foram cuidadas e apoiadas pela instituição, por meio de seus programas e ações, e que agora decidiram retribuir o bem recebido atuando como voluntários. Uma delas é a dona Diva Pereira da Silva, que aos 66 anos atua voluntariamente como cabeleireira duas vezes na semana.

“A OVG mais do que me acolheu, ela me sensibilizou e despertou em mim a vontade de ajudar o próximo. A gente vem e acha que está doando, mas está é recebendo. Venho pelo amor e recebo muito mais do que isso”, afirma Diva, que participa das ações Centro de Idosos Sagrada Família, em Goiânia.

Continua após a publicidade

Quando não está contribuindo com as ações sociais, a idosa participa das atividades como beneficiária. Foi por meio das aulas gratuitas de hidroginástica, que ela conheceu a instituição e diz que foi isso que mudou sua realidade. “Minha vida melhorou muito depois que passei a frequentar o Centro de Convivência de Idosos da OVG. Hoje, me sinto cuidada, vista, considerada e apoiada por todos aqui”, conta.

Leia também: OVG oferece mais de mil vagas de qualificação profissional e atividades esportivas

Ação solidária

Presidente de honra da OVG e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), a primeira-dama Gracinha Caiado afirma que histórias como a de Diva e Manuela são motivo de orgulho para a Organização. “São pessoas que vieram em busca de um benefício e que agora retribuem o que receberam fazendo o bem. É a solidariedade multiplicada. Eu digo que a OVG é uma grande família, e família não se reduz a laços sanguíneos, pode ser aquela escolhida com o coração”, comenta Gracinha Caiado. 

Já a diretora-geral da OVG, Adryanna Melo Caiado, destaca que a atual gestão da Organização sempre teve como uma de suas metas prioritárias a potencialização e difusão do voluntariado. Segundo ela, “aquece o coração” saber que nesses últimos quase quatro anos tanta gente atendeu a esse chamado do bem. “O voluntariado fortalece a nossa missão social. Dependemos uns dos outros. É uma alegria perceber que quem recebeu ajuda hoje quer apoiar, colaborar”, frisa Adryanna. 

Para se tornar um Voluntário do Bem da OVG, basta acessar a Plataforma do Voluntariado no site da instituição (ovg.org.br/voluntariado/) e se inscrever para as capacitações oferecidas pelo Governo de Goiás. Depois de concluída a formação, a OVG encaminha os voluntários ao trabalho humanitário de acordo com as habilidades e anseios de cada um.

Com informações da Secretaria de Comunicação

Veja Também