Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Erosão ameaça casas em Aparecida de Goiânia

Forte chuva levou árvores, arrancou encanação de esgoto e água fluvial. Prefeitura aguarda recursos para resolver o problema

Postado em: 01-02-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Erosão ameaça casas em Aparecida de Goiânia
Forte chuva levou árvores, arrancou encanação de esgoto e água fluvial. Prefeitura aguarda recursos para resolver o problema

Wilton Morais*

Continua após a publicidade

Uma erosão no setor Recanto dos Emboabas, em Aparecida de Goiânia, oferece risos aos moradores do bairro. Sem manutenção por parte da prefeitura há mais de dois anos, a água da chuva já levou um poste, vários encanamentos da Saneago e até um carrinho de bebê. Ao visitar o local na tarde de ontem (31), a reportagem do O Hoje encontrou funcionários da Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte de Aparecida de Goiânia (SMTA), que realizavam o bloqueio das duas vias atingidas pela erosão. 

Conforme um dos trabalhadores, o antigo bloqueio foi levado com a última chuva, e para anexar uma nova sinalização, ao perfurar a via – em um dos buracos jorrou água.

O gerente comercial Alcidino Antônio é morador do bairro e relata que a erosão se iniciou em 2015. “Eu passava nessa via, agora o carro pode cair aí dentro. Esse problema nunca foi resolvido, apenas recebemos promessas. Na última chuva, o buraco estava antes do sinal de pare, mas agora até a sinalização foi removida”, contou Alcidino.

Há um mês, a reportagem do O Hoje esteve neste mesmo local, na época o Superintende de Comunicação da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, Ronaldo Coelho, ressaltou que a prefeitura estava trabalhando para controlar o avanço do buraco, mas as chuvas não deixaram. No mesmo dia, a SMTA colocou a sinalização de que há uma cratera na via e, em seguida, essa precisou ser recolocada novamente ontem.

“Essa última chuva levou tudo, até a árvore e só faltou levar o poste, que com certeza será levado com a próxima chuva. Pode observar que os canos da Saneago foram refeitos várias vezes, são canos de água tratada e esgoto, mas que já precisam ter novos reparos”, informou Alcidino. De acordo com o morador, a vantagem no bairro é que os moradores ainda utilizam o sistema de fossa, e por isso, a encanação de esgoto esta desativada.

“Na próxima chuva, sem reparos, tenho certeza que será sem energia e sem água dentro de casa, a chuva deve levar o que restou. E se não tiver os reparos de imediato serão nossas casas que vão parar nesse buraco”, afirmou Alcidino.

Manutenção 

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio de nota da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), informou que o projeto de infraestrutura para pavimentação do Recanto dos Emboabas foi encaminhado ao Ministério das Cidades e aguarda posicionamento do Governo Federal para liberação de recursos. “O projeto prevê aterro e compactação do solo nos pontos erosivos, construção de sistema de captação e de drenagem de águas pluviais e também a pavimentação das vias do bairro”, descreveu.

Já a Saneago informou que a responsabilidade pela recuperação da via é da Prefeitura Municipal e que está sendo prejudicada pela erosão tanto quanto a população, pois suas redes de água e esgoto estão sendo danificadas. “A Companhia não tem nenhuma obra no local e aguarda a recuperação da via para avaliar e reparar os possíveis danos às suas redes” ressaltou a nota da Saneago. 

Desmoronamento pode atingir subestação de energia 

Aos fundos da Avenida Luís XV e Rua 11, no Recanto dos Emboabas uma subestação corre o risco de ser atingida com a erosão, a depender da intensidade das próximas chuvas que atingirem o bairro. “Por baixo do asfalto a erosão já comeu mais 40 centímetros. Essa parte está segura apenas pelas raízes das árvores e do mato, a pouco atinge a subestação”, disse o morador do bairro, Alcidino Antônio.

Na Rua 11, assim como na Rua 10, a Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte de Aparecida de Goiânia (SMTA), realizou o bloqueio da via, para evitar acidentes com veículos. “O dia que essa árvore cair, vai atingir a subestação bem rápido. A erosão está muito próxima”, comentou um dos funcionários da SMTA, presentes no local.

Poste

Conforme o gerente comercial Alcidino Antônio, o poste de Nº 01713022, localizado no que era o cruzamento da Av. Luís XV com a Rua 10 foi transferido a uma distância de um metro, mas com o avanço do buraco necessita ser transferido novamente, para evitar risco de queda e falta de energia no Bairro. 

A reportagem do Hoje entrou em contato com a Celg para que a empresa se posicionasse a respeito dos riscos para a subestação de energia e a mudança do poste. A empresa disse que encaminhará uma equipe ao local ainda hoje para avaliar a situação e realizar as ações necessárias. (*Especial para o Hoje) 

Veja Também