Pesquisa vai avaliar o trânsito da Capital

Enquete tem objetivo de perguntar aos condutores qual é principal problema do trânsito

Postado em: 03-02-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Pesquisa vai avaliar o trânsito da Capital
Enquete tem objetivo de perguntar aos condutores qual é principal problema do trânsito

Marcus Vinícius Beck*


A Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT) realiza uma enquete com moradores de vários bairros sobre a situação do trânsito em Goiânia. A pasta questiona quais seriam os principais problemas enfrentados por condutores e pedestres, e o que teria de ser feito por parte do Poder Público para revolvê-los. Os condutores que receberam o questionário têm até o próximo dia 9 para responder perguntas cerca da conjuntura estrutural do trânsito.

Continua após a publicidade

O titular da SMT, Fernando Santana, disse que a intenção é saber o que os usuários pensam e, a partir das respostas, pautar o serviço da secretaria para poder garantir melhorias concretas no sistema viário da Capital. “Resolvemos fazer essa enquete para ouvir a sociedade. Queremos saber o sentimento do cidadão para saber se estamos no caminho certo”, diz. De acordo com Santana, o principal problema apontado foi a falta de educação no trânsito. 

“Estamos implantando fotossenssores, vamos concluir, até março, a instalação do sistema de fiscalização eletrônica de fotossenssores. Teremos o monitoramento com convênio que estamos fechando com a Secretaria de Segurança Pública para compartilharmos as imagens”, afirma o titular da SMT. 


Câmeras

Em cinco meses, as câmeras de videomonitoramento flagraram de 3,5 a 5 mil motoristas cometendo infrações no Parque Vaca Brava, no Setor Bueno. A média de multas aplicadas foi de 350 por câmera e 159 por semana de autuação. Apenas na primeira semana, foram registradas 119 irregularidades, mas ainda assim o número é menor do que o registrado antes do monitoramento.

Lançadas em meados do ano passado, as câmeras de videomonitoramento fiscalizam 15 tipos de infração de trânsito. Uma das cidades com mais índices de infração no trânsito do país, os motoristas em Goiânia são acostumados a trafegar com o celular em mãos, estacionar em locais inadequados e exceder a velocidade permitida. Em entrevista coletiva para anunciar a instalação das câmeras de videomonitoramento, o titular da SMT, Fernando Santana, disse que a medida iria reforçar a segurança no trânsito. 

“O videomonitoramento no trânsito vem reforçar a preocupação da gestão do prefeito Iris Rezende com a segurança do cidadão. A fiscalização é importante, inclusive, para a conscientização dos motoristas”, garante Santana. O sistema fiscalizará a falta do uso do cinto de segurança, avanço ao sinal e uso do celular no trânsito, que é uma das infrações que mais multam condutores na capital. 

Realizado por agentes da SMT, o monitoramento conta com imagens de 10 câmeras instaladas na região do Parque Vaca Brava, no Setor Bueno. As imagens são vistas em tempo real de uma central instalada na sede da Prefeitura de Goiânia. Eles terão a função de registrar as infrações, que serão enviadas ao endereço do motorista. (Marcus Vinícius Beck é estagiário do jornal O Hoje, sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian) 

Veja Também