Descarte irregular de resíduos em Goiânia chegam a 45 mil toneladas

Constituída apenas por voluntários, a ação Lixo Zero é voltada para a conscientização dos goianos com relação ao descarte correto do lixo orgânico. O Lixo Zero é um movimento que surgiu em Goiânia em 2014.

Postado em: 29-10-2022 às 09h00
Por: Sabrina Vilela
Imagem Ilustrando a Notícia: Descarte irregular de resíduos em Goiânia chegam a 45 mil toneladas
Constituída apenas por voluntários, a ação Lixo Zero é voltada para a conscientização dos goianos com relação ao descarte correto do lixo orgânico. O Lixo Zero é um movimento que surgiu em Goiânia em 2014. | Foto: Lixo Zero

Constituída apenas por voluntários, a ação Lixo Zero é voltada para a conscientização dos goianos com relação ao descarte correto do lixo orgânico. O Lixo Zero é um movimento que surgiu em Goiânia em 2014. Durante o período foram realizados diversos projetos, como o Residência Resíduo Zero e o Escola Resíduo Zero, ambos premiados pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea). A ação acontece simultaneamente em mais de 100 cidades brasileiras. 

Bióloga, Embaixadora Latinoamericana do Lixo Zero e Coordenadora do Movimento Lixo Zero Goiás, Raquel Ferreira de Sousa Pires Sales afirma que o Projeto Jornada Lixo Zero busca fazer a educação ambiental efetiva junto à população de Goiânia.  “Ações como essas são necessárias para que se consiga a mudança cultural do olhar em relação ao consumo, resíduos gerados e sua forma correta de descarte”, afirma.

Em 2021, a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) recolheu 632 mil toneladas de entulhos das vias públicas, média de 53 mil toneladas por mês. Já em 2022, a média mensal está em 45 mil toneladas de resíduos descartados de forma irregular em toda cidade.

Continua após a publicidade

Conscientização 

A programação da edição de sábado do Lixo Zero conta com a entrega de 50 geladeiras a catadores de materiais recicláveis e pessoas sorteadas, troca gratuita de lâmpadas incandescentes e fluorescentes por lâmpadas de led mediante a apresentação do talão de energia, drive-thru de recicláveis com troca de resíduos por brindes, venda de produtos sustentáveis, aula prática sobre tratamento de água e esgoto, entre outras atrações.

O evento conta também com a presença da Unidade Móvel de Eficiência Energética (UMEE) – NAVE Enel Goiás para abordar temas como eficiência energética, segurança e consumo de energia consciente e meio ambiente. Para isso, a NAVE utiliza filmes para cinema interativo (óculos 3D), jogos interativos e painel de realidade aumentada.

A coordenadora do movimento ressalta ainda que são arrecadadas durante as campanhas cerca de uma tonelada de resíduos por evento. “Esse número é maravilhoso, mostra que cada vez mais a população gosta e quer participar de atividades como essas”. 

Para ela, a conscientização é diária e que o assunto deve ser discutido “em todos os espaços que frequentamos, afinal só não fala de resíduos que não gera, eu não conheço ninguém que não gere resíduos. Essa temática também tem que ser abordada com toda força nas escolas”.

Ela afirma ainda que os prejuízos do descarte errado do lixo doméstico são inúmeros, desde contaminação de água, terra e ar, como acidentes com o césio 137 e a poluição espacial que “vira e mexe cai um lixo especial”.  

Veja Também